Seguidores

quinta-feira, 24 de abril de 2014

O BRASIL DE BOM HUMOR




O BLOG DE ABRIL/2014
VAMO,QUE VAMO...

HUMORISTAS BRASILEIROS
OS MELHORES E MAIORES



BARÃO DE ITARARÉ

Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, também conhecido porApporelly e pelo falso título de



 nobreza de Barão de Itararé (Rio Grande29 de janeiro de 1895 — Rio de Janeiro27 de

 novembro de 1971), foi um jornalista,escritor e pioneiro no humorismo político brasileiro.



VIDA,PAIXÃO E MORTE DO MESSIAS DO HUMOR BRASILEIRO

O nascimento de Apporelly é marcado por mistérios e disputas. Conta-se que teria nascido a bordo de uma diligência, no Uruguai, enquanto seus pais rumavam para uma fazenda da família materna. Admiradores de Rio Grande (RS), onde seus pais moravam, contestam esta versão. Entretanto, na matrícula de ensino escolar, Apporelly foi registrado como nascido no Uruguai, enquanto seu título de eleitor sustentava uma naturalidade gaúcha, mas sem discriminação de cidade.
 Sua mãe, Amélia, teve morte trágica, suicidou-se quando tinha 18 anos e ele 18 meses; seu pai enviou-o a um internato jesuíta em São Leopoldo (RS).
 Apparício Torelly iniciou-se no humorismo em 1908 no jornalzinho "Capim Seco", do colégio onde estudava, satirizando a disciplina dos padres jesuítas de São Leopoldo.
Em 1918, durante suas férias, sofre um AVC quando andava na fazenda de um tio. Abandona o curso de Medicina no quarto ano e começa a escrever. Publica sonetos e artigos em jornais e revistas, como a Revista Kodak, "A Máscara" e "Maneca".
Em 1925 entra para O Globo de Irineu Marinho. Com a morte de Irineu, Apporelly foi convidado por Mário Rodrigues (pai de Nelson Rodrigues) a ser colaborador do jornal "A Manhã".
Ainda em 1925, no mês de dezembro, Apparício Torelly estreava na primeira página com seus sonetos de humor que, geralmente, tinham como tema um político da época. Sua coluna humorística fez sucesso e também na primeira página, em 1926, começou a escrever a coluna "A Manhã tem mais…". Neste mesmo ano criou o semanário que viria a se tornar o maior e mais popular jornal de humor da história do Brasil. Bem ao seu estilo de paródias, o novo jornal da capital federal tinha o nome de "A Manha", e usava a mesma tipologia do jornal em que Apparício trabalhava, sem o til, fazendo toda diferença que era reforçada com a frase ladeando o título: "Quem não chora, não mama". Para estréia tão libertadora, Apporelly não perdeu a data de 13 de maio de 1926. "A Manha" logo virou independente.


 Durante a Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas partiu de trem rumo à capital federal, então o Rio de Janeiro, propagou-se pela imprensa que haveria uma batalha sangrenta em Itararé. Isto, foi vastamente divulgado na imprensa. Apporelly não ficou de fora desta tendência. Esta batalha ocorreria entre as tropas fiéis a Washington Luís e as da Aliança Liberal que, sob o comando de Getúlio Vargas, vinham do Rio Grande do Sul em direção ao Rio de Janeiro para tomar o poder. A cidade de Itararé fica na divisa de São Paulo com o Paraná, mas antes que houvesse a batalha "mais sangrenta da América do Sul", fizeram acordos. Uma junta governativa assumia o poder no Rio de Janeiro e não aconteceu nenhum conflito.
Denominando-se a si mesmo Barão de Itararé,nome de uma batalha que não houve entre Vargas e Wasinghton Luis,Aparício morreu dormindo, em casa,nas Laranjeiras,bairro do Rio de Janeiro,em 1971,aos 76 anos.



                        FRASES IMORTAIS













HUMORISMO NO BRASIL,HOJE

JÁ QUE MORRERAM APARÍCIO,MILLÔR E CHICO ANÍSIO,NOS CONTENTEMOS COM O FACEBOOK.









VOCÊ QUE É UM SUJEITO BEM HUMORADO,NÃO FIQUE TRISTE COM A FALTA DE GRAÇA DESTE PAÍS.
VÁ Á FLIPOÇOS ONDE A ESCRITORA MIRIAM DE SALES FARÁ UMA MESA SOBREO HUMOR NO BRASIL,DESDE ITARARÉ,COM DISTRIBUIÇÃO DE TEXTÍCULOS (ÊPA!) E SORTEIO DE LIVROS.
UMA CONVERSA  (DES)AFIADA COM O PÚBLICO.
VALE A PENA VER,CONFERIR E PERGUNTAR.
















ATÉ MAIO COM BOAS NOVAS!