Seguidores

domingo, 22 de setembro de 2013

O RISO E A ALEGRIA

                                                                 O BLOG DE SETEMBRO/13





 O RISO E A ALEGRIA
O nosso amigo leitor vai gostar de saber que o riso resulta da constituição natural do nosso corpo e do nosso cérebro.Percebeu que ,mesmo não estando alegres,rimos quando nos fazem cócegas,não é?Isso porque movemos os músculos da face,uma espécie de proteção do corpo  como acontece quando uma luz muito forte nos fere a retina e fechamos os olhos.
Nada muito romântico ou engraçado,como esperávamos.
Ao respirarmos e ao  produzirmos sons movemos os músculos,e chamamos de riso a “resposta” do nosso organismo a tudo isso.Portanto,se não rirmos de uma piada sem graça não devemos ficar constrangidos ao decepcionar o piadista ,é o nosso corpo,filho,é o nosso corpo...


                                                       CANTINHO DO RISO




                                                                      ZÉ PEROBA
Era um cara danado de retado! Não podia ver rabo de saia,tinha uma lábia! Dizem as más línguas que o seu  apelido,Peroba, tinha muito a ver  com certos predicados viris,que faziam as delicias das mulheres.
Era democrático, traçava todas: casadas,solteiras,viúvas,donzelas,que por ele abandonavam a donzelice e  até freiras,que,cansadas de esperar pelo marido,Jesus Cristo,que nunca as visitava,abria os braços (e as pernas)para esse danado.Tantas aprontou ,que a comunidade masculina o expulsou desta cidade.
Ao chegar em outra cidade,longe daquela para não deixar rastro,comportou-se como um bom cristão,ia á missa aos domingos,disposto a nunca mais mexer com mulher de família.
No terceiro domingo foi se confessar.O padre ficou satisfeito,mais uma alma para o reduto e perguntou:
-Quais são teus pecados,filho?
-Padre confesso que tive uma relação bem chegada com uma senhora desta comunidade.
-Certo, filho,mas,qual?
-Padre,me perdoe,um homem de bem não vai dedurar uma senhora.
-Filho,sinto muito,mas,se não disseres quem é não vou poder te absolver.
-Um homem de bem não tem memória,"sêu" padre.
-Vou te ajudar; foi a professorinha loura da escola pública,meu filho.?
-Não, padre,não foi.
-Foi a D. Teresinha,mulher do delegado?
-Que é isso, padre, eu lá vou me meter com polícia!?Nem sei quem é.
-Então só pode ter sido a filha adotiva do Coronel Sampaio. E,falando prá si mesmo:"aquela nêga parece ter fogo no rabo!"
-Não foi "sêu"padre.
-Filho, se não me falas,não posso te perdoar.
Zé Peroba saiu zangado,levantou-se do confissionário e  picou a mula.Esbarrou num velho colega,que o conhecia de outros carnavais.Contou a estória.
-E,aí,o padreco te perdoou?
-Perdoar,não perdoou,mas,me deu três dicas sensacionais.
                       O RISO


  • No campo psicológico-afetivo, pode ser provocado por um sentimento íntimo de alegria, de felicidade, de satisfação ou prazer. É uma reação involuntária;
  • No campo linguístico, pode ser provocado por uma piada ou outro recurso humorístico. É uma reação involuntária;
  • No campo sócio-cultural, pode ser uma ação voluntária do indivíduo, com o objetivo de expressar algum sentimento ou opinião dentro de um determinado grupo;
  • No campo fisiológico, é uma reação involuntária. Pode ser provocado por uma ação mecânica(cócegas, por exemplo), por processos biológicos (feridas em fase final de cicatrização, por exemplo), ou ainda pelo consumo de alguma droga.
Neste último caso, um método bastante conhecido é a inalação de óxido nitroso, que não exatamente provoca a sensação de riso no indivíduo, mas causa uma contração involuntária dos músculos faciais. Outro método é o consumo da Cannabis, que pode induzir episódios de riso intenso. Esta segunda forma de riso por vezes pode levar às lágrimas ou mesmo a uma dor muscular moderada.

 Neste último caso, um método bastante conhecido é a inalação de óxido nitroso, que não exatamente provoca a sensação de riso no indivíduo, mas causa uma contração involuntária dos músculos faciais. Outro método é o consumo da Cannabis, que pode induzir episódios de riso intenso. Esta segunda forma de riso por vezes pode levar às lágrimas ou mesmo a uma dor muscular moderada.
O riso é uma parte do comportamento humano e é regulado pelo cérebro. Ele ajuda os seres humanos a indicar mais claramente suas intenções, durante interações sociais, e provê um contexto emocional para a comunicação. Pode ser utilizado por um grupo social para sinalizar aceitação e reações positivas com outros indivíduos.
O riso é por vezes "contagioso": a risada de uma pessoa pode provocar riso nos demais. Um exemplo extremo disto é o caso de riso epidêmico ocorrido em Tanganica.
O estudo do humor, do riso e de seus efeitos psicológicos e fisiológicos no corpo humano é denominado gelotologia.
O simples ato de sorrir mobiliza diversos músculos faciais, denominados músculos da mímica facial.


                                                           VAMOS RIR!











INTÉ OUTUBRO,COM MUITOS RISOS...