Seguidores

sábado, 6 de outubro de 2012

OS REIS DO RISO




                                                            SÓ-RISOS

                                              O BLOG DE OUTUBRO





OS REIS DO RISO

Nossa literatura sempre teve grandes humoristas,talvez pela própria alma do povo que,nesta mistura fantástica que o originou,foi herdando dos seus ancestrais essa verve,essa ironia,esse “bate – pronto” e,principalmente,esta capacidade de rir de si mesmo e dos outros.O certo é que o humor brasileiro não perdoa nada nem ninguém.
Dizem que o povo português é triste,mas,ele apenas tem um “sense of humour” diferente do nosso,mais contido e,sobremaneira,irônico.Vide Eça,Bocage e os trovadores populares,os anônimos poetas das aldeias que nos legaram as trovinhas e os adágios.


Nosso humor é fino, ágil, escatológico  e escabroso.Ri de tudo ,mas,seus alvos preferidos são os ditos “diferentes”,que hoje se torna politicamente incorreto criticar. Antes ria-se  dos cornos,das bichas,do casamento,da sogra,dos padres,das freiras,da religião,do céu,do inferno,do vizinho,dos gordos,dos magros,dos feios,dos políticos e até da vida.Hoje só restaram os políticos para se bater.Puta merda! Daí esteja tão difícil fazer humor e,se Chico Anísio  , Max Nunes e Millôr  nascessem hoje provavelmente  não escreveriam as pérolas do humor escroto nacional que nos legaram.Reverencio todos os bons humoristas do passado:Barão de Itararé,meu ídolo inconteste,os supra –citados Max,Millôr,Anísio,mas,acima de tudo,reverencio os anônimos,aqueles que soltam pérolas na Internet e ninguém sabe de quem foi a autoria.Como a esperança e a sogra são as últimas que morrem, fico esperançosa de que o humor brasileiro não desande como canjica ruim ,nem se acabe.Talvez,apenas,não tenha nome.Aliás, Millôr já dizia que o humor é a vitória de quem não quer concorrer.E eu acrescento,nem ser processado.

Estamos voltando á Idade das Trevas onde se dizia “muito  riso é sinal de pouco siso”? Receio que a vida dos humoristas vá ficar cada dia mais difícil.
Mas,pessoal de risco ,fique tranquilo,o humorista nunca atira para matar.


                        Eles partiram,mas,não nos deixaram...



                                                   FLICA ,MESA 09
                                         20/10/12,CACHOEIRA,Ba
Elas Também Riem


Foto: Rafael Porto | Foto: Divulgação
Maria Paula e Miriam de Sales
Mediador: Jackson Costa
Horário: 14h
Quando queriam fazer graça, muitos filósofos, como Kant e Schopenhauer, recorriam à misoginia. Desprovida de logos, a mulher não seria capaz de expressar sequer seus próprios desejos, muito menos elaborar sentenças complexas ou mesmo jogar com as palavras para obter humor.
As mulheres contemporâneas, demonstrando tanta criatividade quanto seus opostos de gênero após o desamarrar das cordas opressivas que as envolviam no passado, não apenas obrigaram à reelaboração das piadas misóginas, como passaram elas a competir no território do humor, outrora território exclusivamente masculino. E não se importam em brincar à farta com as características ridículas de cada gênero.
Protagonistas do novo cenário, Maria Paula e Miriam de Salessão cronistas especializadas em generalidades e em chistes, na malícia que transpassa as relações de ambos os gêneros. Elas também riem, com graça invejável.



                                  EXEMPLO DE HUMOR ANÔNIMO






A ELEIÇÃO,VISTA POR MILLÔR



AS ELEIÇÕES SERIAM MAIS DEMOCRÁTICAS SE CADA ELEITOR DISPUSESSE DE UM VOTO A FAVOR E UM CONTRA. EM PRINCÍPIO ISSO JÁ ELIMINARIA A POSSIBILIDADE DE QUE UM CANDIDATO RECONHECIDAMENTE CORRUPTO,MAS,COM PODEROSA MÁQUINA POLÍTICA,FOSSE ELEITO. OS ELEITORES QUE O REJEITAM - FORA DO ALCANCE DA MÁQUINA - LIQUIDARIAM COM SUA CANDIDATURA.OU,TALVEZ,O VOTO CONTRA.O MENOS VOTADO SERIA ELEITO.
BONS VOTOS PARA VOCÊ.
E,TOME CUIDADO,NÃO ARRASE COM O MEU FUTURO!


INTÉ




2 comentários:

  1. Vim rir um pouco, concorrer a um livro e prestigiar seu espaço.
    Adorei a do terço :)
    Senso de humor, descontração, consciência política e social, paz e bem para nós.

    ResponderExcluir
  2. Adorei te conhecer durante a Flica.E,guardei o livro pra te dar. bjs

    ResponderExcluir