Seguidores

domingo, 13 de outubro de 2013

COM ESTES OLHOS QUE A TERRA NÃO HÁ DE COMER!...

                                       

                                                           
                                                            O BLOG DE OUTUBRO/13





                                                                  


PONTOS   DE

             COM ESTES OLHOS QUE A  TERRA NÃO HÁ DE  COMER...
O OFTALMOLOGISTA  diz que não adianta mudar os meus óculos;depois de uma certa idade,o grau fica estável e me aconselha uma  cirurgia de catarata;nas duas vistas!Desconverso e saio pensando.Se eu estivesse me consultando num hospital público , ele seria chamado de oculista,embora,muitos deles nem saibam direito onde ficam os olhos e deveriam ser chamados de ocultistas.
Desconfiada,chego em casa e pergunto a meu marido:
-Você que fez uma cirurgia de catarata com o Dr .xxxx,gostou do resultado?
-Não, estou enxergando pior do que antes e mal consigo ler.
-Que bom, digo eu,assim não enxerga direito a fatura do cartão de crédito e não toma susto.
Decidi,não farei a tal cirurgia;enquanto esta catarata não se transformar numa Niágara ou Iguaçu,fico como estou.Para escrever essas mal traçadas e ler o Gabo ou o Eça  já enxergo   o suficiente.
Até estou pensando em deixar de lado os óculos já que enxergo melhor sem eles; sei que eles me dão um ar matriarcal  e um jeito inteligente ,de acadêmica ,que não tenho,mas,é uma coisa muito importante,sim,senhor.Não acreditam?É porque vocês não perceberam o tom solene que um certo diretor de uma entidade usou para  se referir a uma certa senhora que presta serviços a essa mesma entidade.Doutora Fulana, - enfatizando bem o título  - quer assim, sem se dar conta que a doutora trabalha numa universidade pouco respeitada e só é conhecida no mundo acadêmico por ele e a mãe dela.
Mas,voltando aos meus olhos, (desconfio que essa facilidade de pular de um assunto para outro,rapidamente, é que está me impedindo de ganhar o Jabuti,já que ele é um prêmio muito lento),confesso que ver a minha cara todo dia de manhã no espelho do banheiro ,me deixa confortável,ainda mais que me impede de enxergar as rugas e é com essa mesma cara que os poucos fiéis amigos que tenho me reconhecem e cumprimentam.
Além disso, prezado doutor,não tenho só vista cansada;estou cansada de tudo e de todos.As pernas cansadas de perambularem por ai,o corpo cansado dos esforços diários,mas,tenho sobretudo ,a alma cansada.Cansada dos meus dessemelhantes,de um mundo hipócrita,de dar murro em faca de ponta e nada mudar,de ver triunfar as nulidades –isto desde os tempos de Ruy – desta literatura midiática ,desta inversão de valores, do errado estar sempre certo,da violência inaudita, de tudo...
Esses olhos que, como disse a terra não há de comer ,pois,preferi a cremação,já viram ricos miseráveis e plebeus felizes,já vi pessoas de bem desmoralizadas e hereges vencedores e tidos como heróis,já vi olhos de gente muito querida ,cerrados pela morte e gente muito viva, vigarista  e oportunista,dar-se muito bem e até ser acolhida pela justiça.E, acima de tudo,servir de agulha para linha ordinária.
Quanto á cirurgia,pensarei;não gosto de ver o mundo enevoado;se ainda enxergando mais ou menos claro,não consigo separar o joio do trigo,imagine entre nuvens...


                                         CANTINHO DAS NOVIDADES

Turma xx

De 14 a 26 de outubro, das 9h às 21h, a imaginação vai correr solta no Shopping Itaigara, que traz uma programação dedicada ao público infantil e infanto-juvenil. Como parte das comemorações do mês das crianças será realizado o Tabuleiro das Letrinhas da Bahia - 1ª Feira de Autores de Literatura Infantil, na Praça de Eventos, que terá como maior atrativo a presença dos próprios autores, interagindo com a garotada. Além de divertir, a feira tem o objetivo de incentivar o interesse pela literatura e divulgar autores baianos e suas obras voltadas para esta faixa etária.
Os autores se revezarão a cada dia e, sempre a partir das 16h haverá um deles no local para participar de atividades como contação de histórias, brincadeiras, bate-papos e músicas dentre outras. A ação é realizada em parceria com a escritora Silvia Popoff, educadora, poetisa e autora de vários títulos para o público infantojuvenil.
Dentre os escritores que estarão participando com obras em exposição e também presencialmente estão nomes como Antonio Cedraz, Cristina D’Ávila, Fabiana Barros, Iray Galrão, Liris Letieres, Lucas Yuri, Nadja Nunes, Odívia Barros e a própria Sandra Popoff. Os livros expostos também estarão à venda com preços promocionais.
Divulguem!




FIQUE LIGADO!
ESTAREI LÁ REALIZANDO OFICINAS,PALESTRAS E APRESENTAÇÕES.

Os preparativos para a 2ª Feira do Livro do Amapá (Flap), que ocorrerá no período de 26 outubro a 1º de novembro, estão a todo vapor. A Flap é uma ação do Governo do Estado e tem como objetivo vivenciar antes, durante e depois a inserção dos escritores amapaenses no mercado do livro e também despertar novos leitores.
Na realização da Flap serão disponibilizados para o público em geral, a preços reduzidos, títulos dos mais diversos gêneros literários, editados no Brasil e no exterior, em formato tradicional ou em suas variações eletrônicas.
Em sua 2ª edição, a Feira terá como tema "Leitura e Sustentabilidade", oferecendo ampla e qualificada programação cultural com entrada gratuita, direcionada para todas as faixas etárias e todos os segmentos da população.
Toda a ação está sendo desenvolvida por integrantes do Governo do Amapá, através do grupo de trabalho instituído por decreto, além do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e escritores amapaenses. Durante os sete dias da Feira, será montado um corredor itinerante que vai circular por 14 pontos de Macapá.
Este ano, a programação da Flap ganhou um novo formato, segmentado com atividades direcionadas a públicos específicos com Flapinha, #Flap, Flap nas Águas, Flaptur, Flap Ciência, Flap Memória e Verdade, Circuito Pré-Flap, Flap Indígena e Rufar Literário.

Flapinha
O Flapinha é um espaço dedicado especialmente à criançada com uma vasta programação infantil, e terá momento para a formação de novos leitores e formação de professores mediadores de leitura. Ocorrerá durante todo o período da Flap, na Maloca Multiuso do Museu Sacaca, na Biblioteca Elcy Lacerda e na Casa do Artesão.
#Flap
A #Flap tem o objetivo de aproximar os jovens dos hábitos de leitura, por meio das novas mídias, com foco na inclusão digital, promover a convergência entre a literatura, o patrimônio cultural local, novas tecnologias e redes sociais, ferramentas contemporâneas que serão adotadas na realização de oficinas de cinema, jornalismo cultural e de fotografia, isso unido a debates com escritores que possuem obras ligadas ao universo jovem, entre outras atividades.
Flap nas Águas
Pensando nas comunidades ribeirinhas, o Governo do Estado realiza, este ano, a Flap nas Águas. Serão oferecidas atividades específicas pensando na valorização desse bem natural, que banha o Estado de Norte a Sul, o Rio Amazonas, e também buscando aproximar as comunidades ribeirinhas e estudantes à leitura, que é de vital importância para o desenvolvimento da pessoa como cidadã e agente difusora de novas ideias.
Na programação, estão inclusas palestras sobre a vida de pescadores, contação de histórias, tudo isso durante um passeio de barco. Terá também, na programação, um espaço dedicado aos pescadores, para que eles possam contar suas histórias e causos, gerando assim uma troca de experiência entre eles e a população.
Flaptur
A iniciativa vai apresentar poesia e contação de história aos diversos pontos turísticos da capital e proximidades, com o intuito de levar para perto da sociedade mais atrativos literários. As ações acontecerão no Monumento Marco Zero, Trapiche Eliezer Levy, Museu do Curiaú e no Centro de Atendimento ao Turista (Cat) de Mazagão Novo.
Flap Ciência
Com a Flap Ciência, acadêmicos, estudantes, crianças e demais segmentos da sociedade terão uma oportunidade de encontro. Assim, serão valorizados os que produzem e publicam esses conhecimentos no Estado do Amapá, a partir da interação com o público leitor.
Flap Memória e Verdade
O objetivo principal desse evento é o resgate da memória de um período da história do Brasil, onde a opressão e o desrespeito à pessoa humana tornaram-se regra. Busca-se, também, relembrar a atuação de resistência de inúmeras pessoas e diversas instituições, que corajosamente ousaram enfrentar a tirania da ditadura militar, com a dignidade de suas vidas. E, finalmente, visa oferecer uma contribuição em favor dos valores da democracia, da liberdade, da justiça e de um imprescindível compromisso com a verdade.

Flap Indígena
Um espaço voltado para contação de histórias sobre mitos e lendas dos povos indígenas e também espaço para pinturas indígenas.
Rufar Literário
Criado na primeira edição da Feira do Livro do Amapá, o Rufar Literário é o momento onde os escritores do Amapá e também os convidados de outros estados vão até as escolas da rede pública estadual para um encontro com os alunos, momento em que será celebrada e compartilhada a arte literária produzida pelos escritores.
Circuito Pré-Flap
O Circuito Pré-Flap nos municípios é uma maneira de o Governo do Amapá levar a todos os municípios do Estado uma prévia do que será a Flap. A programação foi iniciada em março deste ano e já passou pelas cidade de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Pracuúba, Amapá e deve chegar a outras cidades antes da abertura da Feira.



NA MINHA BAGAGEM MUITAS HISTÓRIAS...

QUANDO VOLTAR EU CONTO!


MENSAGEM PARA VOCÊ!





4 comentários:

  1. Gostaria de ser a sua malinha de viagem e acompanhá-la rumo ao Amapá. Rs. Miriam, seus textos são apimentados com a visão que tens. Deixa pra lá este tal de oculista. Rs.

    ResponderExcluir
  2. kákaká. Ele,posso e devo deixar a ver navios;os amigos,acomo vc é q/ não deixo nunca.
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Miriam, quando decidir, eu sugiro a cirurgia à laser, com algumas facilidades e resultados geralmente positivos. Será que posso sugerir? Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  4. Claro q/ pode;mas,eu acho que o meu médico faz a laser.
    bjks

    ResponderExcluir