Seguidores

domingo, 12 de janeiro de 2014

DESILUSÕES E OUTRAS CHATICES




                        O BLOG DE  JANEIRO/2014

                                  ARTIGO DE   FUNDO




DESILUSÕES E OUTRAS CHATICES

Todos já passamos por isso. Poucos conseguem conviver com ela e muitos ficam bastante magoados.Mas,na verdade,nós deveríamos agradecer  a desilusão.Deveríamos entender que ela não é totalmente um mal;faz parte do nosso aprendizado ,aquele que nos torna pessoas melhores.Para isso viemos a esse planeta,acho eu.Vamos tirar proveito dessa breve passagem,melhorando o nosso espírito e convivendo com os maus.
Se não fosse a desilusão como conheceríamos as pessoas?Como enxergaríamos os verdadeiros amigos  e como separaríamos os oportunistas,os invejosos ,os falsos companheiros ;um dia ,os falsos mostram as garras e os inocentes úteis –aqueles que se deixam levar pela maledicência – expõem sua infantilidade.Não me importo de perder nem uns nem outros,mas,gosto de reconhecê-los.E,você? O autoconhecimento vale a dor da decepção. Como nos ver com  clareza ,sem ela?Vamos dar valor á desilusão ,procurá-la,detectá-la,colecioná-la.Naquele momento a alma de alguém,dito confiável se desnudou para você;mostrou ao que veio.Comemore!
Porque devo me aborrecer se a pessoa que admiro  mostrou um lado frágil ou uma ética duvidosa? Ele sempre foi assim ,eu que sou culpada por superestimá-lo.
Muitos precisam de muito tempo para acertar as contas com seus dessemelhantes,um termo que criei para determinados seres humanos que são fisicamente iguais a mim ,mas ,que divergem no caráter e no modo de encarar a vida.
O que nós esperamos dos seres humanos?O que eles esperam do mundo?  Sucesso,felicidade,estabilidade econômica,respeito social,sabedoria,dignidade,saúde?
Os que não têm nada disto se ressentirão porque você tem; e,não lhe perdoam.Porque ela e não eu? E,não se conformam.Os espíritos fracos são muito propensos a enxergar o pior de cada um,pois ,eles projetam nos outros os sentimentos que eles possuem.Daí os inimigos gratuitos que todos os bem sucedidos adquirem.Eu  recebo as críticas e aceito as desilusões,filosoficamente e com um risinho superior.O riso daqueles de bem consigo mesmo e com a vida e que sabem que os cães ladram e a caravana passa.Enquanto os difamadores e maledicentes tocam seus violinos desafinados em surdina,eu me recolho ao silêncio da minha biblioteca e me aprofundo nos estudos; adquirir sabedoria,é o meu objetivo.Ler,escrever,pensar...Aprender mais sobre mim mesmo,eis o que me interessa.
Que venham as desilusões e as críticas, mesmo as sem sentido ou maléficas.Como senhora absoluta do meu destino,leio,dou o meu risinho superior e mergulho ,de novo,na leitura.


                                          SÓ RINDO!

O Riso e a Faca



                                         Tom Zé

Quero ser o riso e o dente
Quero ser o dente e a faca
Quero ser a faca e o corte
Em um só beijo vermelho

Fiz meu berço na viração
Eu só descanso na tempestade
Só adormeço no furacão

Eu sou a raiva e a vacina
Procura de pecado e conselho
Espaço entre a dor e o consolo
A briga entre a luz e o espelho




CANTINHO DO BOM HUMOR




              ÚLTIMAS VONTADES
Dr. Queiroz,já paramentado de avental e com o bisturi na mão,muito delicadamente,como era do seu feitio,chegou-se ao paciente que esperava uma cirurgia e disse:
-Senhor, não consigo enganar ninguém.Por isso é meu dever lhe avisar que sua cirurgia é muito delicada.E,sem querer assustar,lhe digo que,muita gente não tem êxito...
Nestas  condições ,será que o senhor não gostaria que eu o  ajudasse  a  fazer seu testamento?
Ao ouvir palavras tão sinceras ,o paciente,muito emocionado ,juntou todas as suas energias e respondeu:
-Sim , doutor. Ajude-me a vestir as minhas calças e calçar os sapatos...porque já me sinto bem melhor e vou desistir da operação.


'TÉ MAIS!

6 comentários:

  1. Miriam, vc sempre genial em suas ideias! Eu adorei o seu texto! bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Aninha querida,estamos com novas propostas editoriais p/ este ano;quero conversar contigo sobre boas parcerias, bjs

    ResponderExcluir
  3. Gosto dos seus pensamentos, eles mostram que há muito que conhecer e, principalmente, compreender. As suas reflexões são profundas, mas com algo de pitoresco, o que nos permite apreciá-los de bom humor. Miriam, desejo felicidades para você! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA PELA VISITA E BOAS PALAVRAS. BJKS

    ResponderExcluir
  5. Somente voce Miriam com seu humor e arte de escrever para levar uma reflexão assim sem dor e ensinar o que vale e conta nesta vida.
    Gostei amiga.
    Abraços.
    Bjo de paz e linda semana a voce.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro ,Toninho,de desilusões a gente vive.Por isso,precisamos conviver com ela e tirar proveito dos ensinamentos da vida.Um fraternal abraço

    ResponderExcluir