Seguidores

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Bahia de outrora: ACONTECEU NO CARNAVAL!

A Bahia de outrora: ACONTECEU NO CARNAVAL!: O camarote elegante, naquele hotel em Ondina ,estava lotado.Cheio de artistas globais,piriguetes,made in periferia,mas,com cara de donzelas...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Lado Avesso: MORRER 'TÁ COMPLICADO!

Lado Avesso: MORRER 'TÁ COMPLICADO!: MORRER TÁ COMPLICADO! Antigamente, quando o mar não estava pra peixe e a inflação mais alta que o Himalaia, os mais velhos diziam: -“A vida...

domingo, 29 de janeiro de 2012

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

AS VIRGENS NO CARNAVAL!



A gente sempre imagina o céu,como um lugar monótono;só anjos,querubins e serafins a tocar harpa,os santos a rezar e Deus a  nos fiscalizar,afim de descobrir erros e anotar na nossa página do livro conta-corrente. Pois, as onze mil virgens também achavam e tanto azucrinaram S. Pedro, o todo poderoso porteiro do céu,que ele consentiu,depois de mil recomendações,que elas viessem assistir  ao carnaval de Salvador.Chegaram no sábado,alegres,expectantes,loucas para participar da festa; correu tudo bem,e,quando voltaram ao céu,na noite deste dia,S. Pedro perguntou:
-Quem bate?
-São as 11000 virgens,senhor.
-Ah,bem,entrem.
E esse diálogo durou até a noite da segunda-feira gorda.
Na manhá da quarta-feira de cinzas,chegaram após o meio-dia,pois pegaram a despedida na praça Castro Alves,aquela que é do povo,como o céu é do condor;o encontro dos trios,Carlinhos Brown,o arrastão...
Desta vez, chegaram meio cabreiras,  preocupadas e ao –quem vem lá?-do santo, responderam:
-São as onze mil, senhor,de volta do carnaval de Salvador...

                                                SINAL DOS TEMPOS






A PIMENTA MALAGUETA EDITORA ESTÁ CHEGANDO EM MARÇO.
AGORA VOCÊ VAI PODER FAZER -E VENDER - SEU LIVRO.
AGUARDE! 





                                 Estante Prática



 FRASES ENGRAÇADAS   SOBRE                                             ESCRITORES

Só há uma coisa mais rara do que a primeira edição de certos autores: é a segunda edição
                                    Franklin Adams

Levei quinze anos para descobrir que não sabia escrever,mas,ai já não podia parar; tinha ficado famoso.
Richard Benchley

Alguns livros são do tipo que,quando você os larga ,não consegue pegar mais.
Millôr Fernandes

Ultimamente,as palavras andam tomando uma surra dos escritores.
John Fowles

Não há assuntos chatos;apenas,escritores chatos.
H.L.Mencken

Se você não conseguir fazer com que as palavras trepem,não as masturbem.
Henry Miller

Basta ler meia página de certos escritores para perceber que eles estão despontando para o anonimato.
Stanislaw Ponte Preta

Escrever é a única profissão em que ninguém ´é considerado ridículo se não ganhar dinheiro.
Jules Renard




sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CONVERSA FIADA: AMANHECER!

CONVERSA FIADA: AMANHECER!: Amanhecer... Despertei obrigado por Ti ,ó meu Deus,a quem busca esse abrigo devo permanecer no santuário da Tua proteção e na Fo...

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

TRADIÇÕES DE NATAL : O PRESÉPIO



Devido ao Censo ordenado pelo Imperador Augusto, a família de Jesus teve que se deslocar para Belém da Judéia e,como era de se esperar,não encontrou acomodações dignas para Maria,grávida de nove meses.
Aflito,José os acomodou numa gruta ou cabana,fazendo uma caminha de palha para o Menino,nascido há pouco.
Este lugar, sem conforto,mas,limpo e seco,era onde se colocavam os animais para descanso e se chamava presépio,ou curral,ou  estábulo.
A primeira representação do presépio  ligado ao nascimento de Jesus,foi feita na Itália,no sec.XII,por São Francisco de Assis,em forma de teatro popular. Difundido por toda a Europa cristã ,no sec.XVI,teve,em Portugal,o seu ápice,com as autarquias bancando a festa,como na Vila  Nova de Famalicão,cujo presépio era considerado o mais belo.
Dele constava a Sagrada Família, anjos ,animais,como a vaca e o burrinho,além de figuras portuguesas típicas como o moleiro e seu moinho,a lavadeira,os bailarinos,a mulher com o cântaro na cabeça,as figuras em barro,verdadeiras obras de arte.
No Brasil do sec. XVIII,os presépios eram parecidos com os portugueses;os pintores,encarnadores  de imagens,artistas populares,se esmeravam na confecção das figuras. Cidades,montes,rios,tudo era fabricado e formava o cenário propício à tão bela tradição.
As encomendas eram muitas e os ganhos, fartos.
Ganhadeiras, trazendo grandes tabuleiros à cabeça, apregoavam esses artefatos,chamando a atenção dos compradores balançando um chocalho de folha de flandres e cantarolando:
As barras do dia
Já vem clareando;
Que belo menino
Na Lapa,chorando.
Era a certeza que o Natal vinha chegando.
Igrejas, conventos e casas de família armavam seus presépios cada uma querendo ser melhor que o  outro,para isso não medindo esforços nem gastos.
O mais afamado presépio da época era o da Soledade, pela beleza das figuras,obra do grande escultor Bento Sabino dos Reis.
Nesta época,em Portugal e quiçá,na Bahia,o presépio era armado no Advento,porém,sem o menino,colocado na noite de 24 de dezembro,após a Missa do Galo.
Logo cedo, toda a família, escravos,agregados se mobilizavam para  a construção do presépio;os fâmulos saiam á busca das folhas de pitangueira,pinhas  e das frutas do Natal que colocavam sobre uma mesa,os galhos arqueados formando  arcadas,enfeitados de flores silvestres e pequenos frutos.
No interior da Lapa, formada,quase sempre de papel grosso pintado de tinta marrom,repousava o Menino,entre palhas,de um lado a Virgem,do outro,São José,os demais personagens,os pastores e os Reis Magos,em profunda adoração.

Pessoas embasbacadas abriam a boca de admiração: estava lá o monte escarpado, as águas cristalinas,correndo sinuosas,tendo ao fundo a cidade de Belém com suas torres,zimbórios e fortalezas;os três reis com seus criados;animais de carga.Diversas árvores e arbustos,animais de criação,pastores com oferendas,figuras portando túnicas de linho e sandálias.
No alto,céu de estrelinhas douradas,feitas de papelão e areia brilhante,nuvens de algodão.
Contempla o quadro divino
São José,ajoelhado,
E a Santíssima Maria
De Jericó, meiga flor.

As moças e matronas da família, além das visitas, cantavam:
Santo,santo,santo
Hoje é quem brilha
Salve  o Verbo Encarnado,
Deus e maravilha.
Depois, seguia-se a lauta ceia com muitas iguarias, o vinho do Porto,os frutos saborosos e carnudos,o roxo vinho Figueira,os licores,a doçaria;bebia-se à saúde da dona da casa e até ao Deus Menino. Depois, uma animada função,como se chamavam os bailes ,que se prolongavam até o amanhecer, pois, nesta noite feliz,ninguém dormia.
E a tradição continua. Em Recife ,o escritor Melquíades Montenegro tem uma coleção de mais de 700 presépios,coisa linda de se ver.

2012:FIM DO MUNDO








SE DEPOIS DO QUE VIU VOCÊ AINDA QUISER ACREDITAR!...
Img:site Livres Pensadores.
Vale a pena visitar. 




 RECEITA DE FILHÓS DA DONA FERNANDA SIMÕES DE LOULÉ,PORTUGAL
            UMA BOA PEDIDA PARA O ANO NOVO NO BRASIL

É tão simples que qualquer pessoa o pode fazer. Para criar filhós de forma, precisa de uma forma, está claro, que poderá procurar numa drogaria, de ovos, farinha, leite e dois tachos.
Num deles, coloque óleo ou azeite a ferver. No outro, faz-se a calda que poderá ser com mel (preferencialmente) ou com açúcar.  Primeiro, mistura-se a massa, que leva dois a três ovos (poderá fazer mais, se quiser mais quantidade). Por cada ovo, deve incluir uma medida - um copo de iogurte - de farinha e de leite.
Após misturada a massa com uma batedeira e quando o óleo e a forma estiverem bem quentes, basta impregnar a forma com a massa e levá-la ao óleo - neste caso, escolhemos uma com a forma de uma borboleta (ver vídeo).
Não deve afundar muito a massa na fritura, de forma a que esta se consiga desagarrar facilmente do ferro e fique a boiar. Deixe fritar um pouco e vire, quando alourar retire do tacho.
Em seguida, coloque o mel e um pouco de água num outro tacho e aqueça bem. Isto vai fazer uma calda onde se passam as filhós, de forma rápida, para não ensoparem. Virar de um lado e de outro e já está.
No final, deve colocar-se as filhós sobre papel de alumínio, para não se colarem umas às outras enquanto arrefecem. 
*Receita transcrita do "Expresso"

                                     VAMOS RIR!


                     MEU RECADO


FALA O AMIGO LEITOR:



Cara amiga Miriam
Segue uma fotografia de um dos meus presépios.
Esse é francês de porcelana LIMOGES.
É um baixo relevo, a espessura da porcelana é quem faz o desenho 
com os seus claros e escuros. Sem a luz interior (um toco de vela)
praticamente nada se ver - é branco. O com amarela da foto foi efeito
da luz da vela.
Para ver a reportagem completa do DIÁRIO DE PERNAMBUCO,
sobre os meus presépios, veja na edição on line.
abs do amigo
Melchiades
 
PS - se vai publicar a foto no seu blog, o crédito é para Ricardo Fernandes - Diário de Pernambuco



Obrigado Miriam ache otimo muito bom, feliz natal e prospero ano novo.....Ricardo


Obrigado, querida. A paz já invade tudo por aqui. Em vez de esperanças, curto confiança.
Beijos!
Nilson Schommer


Olá Miriam!
 
Acesso o Só-risos e como não podia deixar de acontecer,
o riso desabrocha.
 
Parabéns pela criatividade. Parabéns pelos bem elaborados
textos!
 
Everaldo