Seguidores

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


             O BLOG DE DEZEMBRO/12



DEZEMBRO

Apesar de quase não termos neve no Brasil,país tropical abençoado por Deus,alguns brasileiros,especialmente os metidos a gás com água,como se diz no Nordeste,insistem em colocar algodão nas árvores de Natal (que,em vez de pinheirinhos,muito encontrado nos países frios,deveria ser o jequitibá ou pau Brasil,ou até mesmo a jabuticaba,pois,nem precisaria de enfeite - As próprias frutas pegadas no tronco,serviriam -) para fingir que estão em Paris ou New York.
Nosso Papai Noel tem longas barbas de algodão e veste-se como se ainda morasse na Sibéria,o que penaliza demais os coitados que,por uns trocados,ficam nas lojas aturando criancinhas  mimadas.
Mas,dezembro é um mês muito legal.Damos e recebemos presentes,temos o amigo oculto,as celebrações das empresas,as festas familiares,além das longas e frequentes visitas aos xópingues lotados.,onde nas lojas muito bem decoradas deixamos depositados nossos 13º - deste e do próximo ano - afinal,a família espera que cada um cumpra o seu dever ,com juros e correções
Há a ceia de Natal,com seus perus,macarronadas,rabanadas e champanhe.Parentes saturados e crianças expectantes completam o cenário.
Nasci em Dezembro,dois netos e uma bisneta,também,alguns amigos,meu pai,tudo isso e mais o Natal , que ataque especulativo ao meu bolso ,sempre surrado.Mas,se resisti 70 anos,espero ficar por aqui mais um pouquinho,pois,parece que lá não me querem e,orgulhosa,só vou aonde me convidam.
Nesse mês começa o Verão. E,se plantam  esperanças,pois,outro ano se aproxima.
Os dias ficam mais longos,especialmente quando,nos churrascos,sentamos ao lado de um chato,esse ser que parece desabrochar melhor nesta estação.
Este ano,ainda temos a expectativa do fim do mundo,que até parece coisa de brasileiro,pois ,era para ser ano 1000,gorou;no bug do milênio,gorou ,também.E,agora está marcado para 21 /12/12.
Aluguem seus longos e smokings e esperem a trombeta do anjo vingador,que,na Bahia,certamente tocará em ritmo de funk,com vocal de Ivete Sangalo.
Fazer o que?! O tempo passa,tudo cobre e descobre e o melhor tempo  que temos  é o que vivemos.
Feliz Dezembro para todos!





         A ISSO SE CHAMA RELIGIÃO

Nos meses de Verão,na Bahia,se pratica o bramanismo,religião inicialmente nascida na Índia,mas,adotada com muita fé pelos baianos e cariocas.
Seja nos bares,nas praias, estádios de futebol, ou no conforto dos seus lares,essas pessoas bebem cerveja,água tônica e refrigerante da Brama.
O ritual é acompanhado de batatinhas fritas,filé aperitivo e muito riso e paquera.




                         NATAL

Acontecia. No vento. Na chuva. Acontecia.

Era gente a correr pela música acima.
Uma onda uma festa. Palavras a saltar.


Eram carpas ou mãos. Um soluço uma rima.

Guitarras  guitarras. Ou talvez mar.
E acontecia. No vento. Na chuva. Acontecia.


Na tua boca. No teu rosto. No teu corpo acontecia.

No teu ritmo nos teus ritos.
No teu sono nos teus gestos. (Liturgia liturgia).
Nos teus gritos. Nos teus olhos quase aflitos.
E nos silêncios infinitos. Na tua noite e no teu dia.
No teu sol acontecia.


Era um sopro. Era um salmo. (Nostalgia nostalgia).

Todo o tempo num só tempo: andamento
de poesia. Era um susto. Ou sobressalto. E acontecia.
Na cidade lavada pela chuva. Em cada curva
acontecia. E em cada acaso. Como um pouco de água turva
na cidade agitada pelo vento.


Natal Natal (diziam). E acontecia.

Como se fosse na palavra a rosa brava
acontecia. E era Dezembro que floria.
Era um vulcão. E no teu corpo a flor e a lava.
E era na lava a rosa e a palavra.
Todo o tempo num só tempo: nascimento de poesia.

Manuel Alegre





EU JÁ FIZ...




TENDER COM PURÊ DE MAÇÃ
·         1 tender sem osso (cerca de 1,5 kg)
·         2 colheres (sopa) de manteiga
·         1 xícara (chá) de vinho branco seco
·         2 colheres (sopa) de sálvia fresca picada
molho:
·         2 colheres (sopa) de açúcar
·         meia xícara (chá) de néctar de laranja nestlé®
·         meia xícara (chá) de vinho branco seco
Purê de Maçã:
·         12 maçãs vermelhas tipo Gala
·         1 colher (sopa) de açúcar
MODO DE PREPARO
tender:
1.   com a ponta de uma faca risque a superfície do tender de modo que se formem losangos
2.   coloque o tender em uma assadeira e espalhe sobre ele a manteiga
3.   regue com o vinho branco misturado com a sálvia
4.   cubra com papel de alumínio e leve ao forno médio (180 °c), preaquecido, por cerca de 30 minutos
5.   retire o papel de alumínio, regue com o caldo da assadeira e deixe dourar por aproximadamente 10 minutos
6.   retire o tender da assadeira e reserve
molho:
1.   leve a assadeira em que o tender foi assado à chama do fogão, acrescente o açúcar e deixe dourar em fogo baixo
2.   junte o néctar de laranja e o vinho, raspe bem o fundo da assadeira e deixe ferver até apurar o molho
3.   despeje cuidadosamente em uma molheira e sirva o tender com o molho à parte
dica:
dica:
1.   para dar um toque a mais de frescor, acrescente ao molho 1 colher (chá) de raspas da casca de laranja
Purê de maçã:
1.   Descasque as maçãs, retire as sementes, corte em pedaços pequenos e leve ao fogo para cozinhar com meia xícara (chá) de água
2.   Quando estiverem macias, retire do fogo e bata-as no liquidificador
3.   Junte o açúcar, o Meu Segredo e leve novamente ao fogo, mexendo sempre, até obter consistência de purê
4.   Sirva quente


HUMOR DE NATAL

TEMPOS MODERNOS




7 IDÉIAS PARA VOCÊ SOBREVIVER  AO NATAL :
Quer ter uma noite feliz cheia de amor e paz apesar do seu cunhado mala, sua sogra que não é exatamente um presente e os resmungos da sua cara-metade porque não ganhou aquele anel de brilhante?
Pois eu tenho uma idéia prá te ajudar.Uma,não,7,pois baiano é exagerado.
Vamos a elas:
1-Fique frio e mantenha sempre aquele riso meio sem graça na boca.
2-Ofereça seu uísque favorito aos seus convidados sem nenhuma aparente má vontade. Afinal ,é Natal,seu mão de vaca.
3-Mantenha seus filhos quietos e entretidos com a árvore em vez de estarem beliscando os convidados ou resolverem jogar bola no living.
4-Sente sua sogra na melhor poltrona da casa, mas,antes verifique se você retirou todos os alfinetes que pôs na última visita que ela lhe fez.
5-Apesar de detestar Jingle Bells,cantarole,feliz.É só uma noite.
6-Beije sua esposa e prometa-lhe o anel,sem falta,para o aniversário dela.
7-Trate bem seu vizinho galã que resolveu dar uma passadinha e aproveitou para lançar olhos gulosos para o decote de sua esposa.
8-Gratifique, distribua cesta de Natal e presentes para as crianças,o porteiro,o lavador de carros,à sua diarista,ao seu encanador,ao entregador de água mineral,à lavadeira,etc.etc.etc
9-Evite aquele ar de feroz sofrimento quando abrir o presente de amigo secreto e descobrir que ganhou uma cueca de seda,samba canção,roxa e vermelha.
10-Agradeça a Deus por ter sobrevivido a tudo isso.


O MELHOR PRESENTE DE NATAL








Caro amigo(a)
Livro é o melhor presente!
Quem disse isso é um gênio!
Pois é! O livro é um presente que, por si só, já é um elogio.
Presenteie com livros neste Natal!
CD e chocolate todo mundo dá...
Sugestão:
“CONTOS E CAUSOS”
Miriam de Sales Oliveira
O melhor livro para  presentear!
Humor, diversão, alegria!
Pedidos pelo e-mail :miriamdesales@gmail.com
Receba  em sua casa ou trabalho,sem custo adicional,autografado pela autora.
Atendemos todo o Brasil.
Atenção:
Para que possamos manter um preço promocional, este não será vendido em livrarias até janeiro/12.
Valor:$25.00





FELIZ NATAL PARA MEUS AMIGOS,LEITORES E SEGUIDORES!







sábado, 10 de novembro de 2012

NOVEMBRO






O BLOG DE NOVEMBRO/12



                  
                       NOVEMBRO

                     Novembro,sim,é que não tem sentido;é um mês enganador que se faz passar pelo que não é.Ele é o décimo primeiro mês do ano,logo deveria se chamar onzembro,um nome – vamos concordar – horroroso ,portanto ,ele até que teve razão de recusar.
Ainda mais porque o signo do zodíaco deste mês é o Centauro,ser mitológico metade humano metade cavalo,como aliás muitos seres humanos que conheço.
Infelizmente,o Centauro,cujo membro mais importante era Quíron,mestre de Hércules, está meio desaparecido,culpa da sua indecisão,pois,não sabe quem realmente é,como aliás,quase todos os seres ditos humanos.
Imagine a situação do cara e de sua família.Quando nasce  não se sabe se deve ser levado para o bercinho ou para a baia.
Adolescente,não se decide entre a Faculdade de Medicina ou a de Veterinária.
Ao namorar,fica indeciso entre uma bela égua ou uma bela moça.
Viram que situação?
Os nascidos neste mês são tipos muito vacilantes principalmente as mulheres que levam um tempão para resolver se cortam ou não o cabelo ou se trocam ou não de namorados.
E,enquanto ficam nessa indecisão,uma moça de outro signo não vacilante rouba o namorado dela.
Para o Brasil,Novembro nunca foi um bom mês;quase todos os golpes de estado deram-se neste período e até se dizia:-Se o Brasil escapar de Agosto,de Novembro não escapará.
Não devemos nos esquecer que,em Novembro foi proclamada a República,que,entre outros malefícios que nos trouxe,está o de termos que sustentar mais de quinhentos picaretas corruptos em vez de alguns estadistas do Império,condes e barões.Em vez deles chegaram os marajás,um espécime abundante,mas,nunca visto,pois,quem é, nega que é. Esse ano- vejam só- tivemos um pequeno levante de estudantes da USP,a riquíssima Universidade paulista, que  ficaram justamente zangados ao serem proibidos de dar uns tapas dentro do sacratíssimo parque universitário e em vez de poder se maconhar em paz,levaram tapas da polícia.Um absurdo,numa terra onde o Guru,FHC,apóia publicamente a maconha,talvez,porque,ele ,também,é uma droga difícil de tragar.
No Planalto a dança de ministros continua e está fazendo escola,parece que será  sucesso no próximo Carnaval.Se eu fosse a Dilma.demitiria todo o Ministério e colocaria no lugar os mafiosos da Veja,talvez,assim,eles se acalmassem.
Em Novembro  reverenciamos os mortos no dia de Finados,inclusive aqueles que não se finaram totalmente e ainda circulam por ai.
1º de Novembro era o dia de Todos os Santos e era porreta porque vinha um feriadão para brasileiro nenhum botar defeito.Vamos recordar:
28 de outubro,dia do Funcionário público.
30 de outubro,dia do Caixeiro.
31 de outubro,enforcado,claro ,pois,1º de Novembro era o Dia de Todos os Santos e 2 ,dia de Finados.
Amigos,era a glória!
Um típico representante deste mês é o deputado Pedro Setembrino ,que não nasceu em Setembro e é um cara honesto.
Na campanha diz ao eleitor:
-Amigo,desculpe a franqueza.Nunca realizei nada para o bem deste estado,mas,volto aqui,humildemente ,a pedir o seu voto.Eleito,sairei da fila do desemprego ,então,sobrará uma vaga para você.
É justo,justíssimo!





FRASES

"ESCRITOR ORIGINAL É AQUELE QUE A GENTE NÃO DESCOBRE DE QUEM COPIOU A OBRA."
Max Nunes

*

"Os homens casados se dividem em três categorias:os polígamos,os bígamos e os chateados."

*
POEMAS DÚBIOS
Marquei meu passo na areia,
por cima marcaste o teu.
Descobri qe tu calçavas
trinta e nove,como eu.
Max Nunes


Setenta já,xará?
Vem cá;
te querem muito por aqui
ou não te querem lá?
Millôr
*No meu caso,
que estou á beira de setentear
,acho que,ainda não decidiram lá,
para onde me levar.
Miriam Sales ,a poucos dias de fazer setenta.



"POBRE QUANDO METE A MÃO NO BOLSO SÓ TIRA OS CINCO DEDOS".
              Barão de Itararé
                 GAZETA DO POVO

                      QUEM AVISA...

A toga
não me empolga,
mas, me incomoda.
Vivi demais
para perceber.
o Batman de hoje
poderá ser o Curinga
de amanhã.
Senhores juízes,
a vida é vã!


INTÉ!




sábado, 6 de outubro de 2012

OS REIS DO RISO




                                                            SÓ-RISOS

                                              O BLOG DE OUTUBRO





OS REIS DO RISO

Nossa literatura sempre teve grandes humoristas,talvez pela própria alma do povo que,nesta mistura fantástica que o originou,foi herdando dos seus ancestrais essa verve,essa ironia,esse “bate – pronto” e,principalmente,esta capacidade de rir de si mesmo e dos outros.O certo é que o humor brasileiro não perdoa nada nem ninguém.
Dizem que o povo português é triste,mas,ele apenas tem um “sense of humour” diferente do nosso,mais contido e,sobremaneira,irônico.Vide Eça,Bocage e os trovadores populares,os anônimos poetas das aldeias que nos legaram as trovinhas e os adágios.


Nosso humor é fino, ágil, escatológico  e escabroso.Ri de tudo ,mas,seus alvos preferidos são os ditos “diferentes”,que hoje se torna politicamente incorreto criticar. Antes ria-se  dos cornos,das bichas,do casamento,da sogra,dos padres,das freiras,da religião,do céu,do inferno,do vizinho,dos gordos,dos magros,dos feios,dos políticos e até da vida.Hoje só restaram os políticos para se bater.Puta merda! Daí esteja tão difícil fazer humor e,se Chico Anísio  , Max Nunes e Millôr  nascessem hoje provavelmente  não escreveriam as pérolas do humor escroto nacional que nos legaram.Reverencio todos os bons humoristas do passado:Barão de Itararé,meu ídolo inconteste,os supra –citados Max,Millôr,Anísio,mas,acima de tudo,reverencio os anônimos,aqueles que soltam pérolas na Internet e ninguém sabe de quem foi a autoria.Como a esperança e a sogra são as últimas que morrem, fico esperançosa de que o humor brasileiro não desande como canjica ruim ,nem se acabe.Talvez,apenas,não tenha nome.Aliás, Millôr já dizia que o humor é a vitória de quem não quer concorrer.E eu acrescento,nem ser processado.

Estamos voltando á Idade das Trevas onde se dizia “muito  riso é sinal de pouco siso”? Receio que a vida dos humoristas vá ficar cada dia mais difícil.
Mas,pessoal de risco ,fique tranquilo,o humorista nunca atira para matar.


                        Eles partiram,mas,não nos deixaram...



                                                   FLICA ,MESA 09
                                         20/10/12,CACHOEIRA,Ba
Elas Também Riem


Foto: Rafael Porto | Foto: Divulgação
Maria Paula e Miriam de Sales
Mediador: Jackson Costa
Horário: 14h
Quando queriam fazer graça, muitos filósofos, como Kant e Schopenhauer, recorriam à misoginia. Desprovida de logos, a mulher não seria capaz de expressar sequer seus próprios desejos, muito menos elaborar sentenças complexas ou mesmo jogar com as palavras para obter humor.
As mulheres contemporâneas, demonstrando tanta criatividade quanto seus opostos de gênero após o desamarrar das cordas opressivas que as envolviam no passado, não apenas obrigaram à reelaboração das piadas misóginas, como passaram elas a competir no território do humor, outrora território exclusivamente masculino. E não se importam em brincar à farta com as características ridículas de cada gênero.
Protagonistas do novo cenário, Maria Paula e Miriam de Salessão cronistas especializadas em generalidades e em chistes, na malícia que transpassa as relações de ambos os gêneros. Elas também riem, com graça invejável.



                                  EXEMPLO DE HUMOR ANÔNIMO






A ELEIÇÃO,VISTA POR MILLÔR



AS ELEIÇÕES SERIAM MAIS DEMOCRÁTICAS SE CADA ELEITOR DISPUSESSE DE UM VOTO A FAVOR E UM CONTRA. EM PRINCÍPIO ISSO JÁ ELIMINARIA A POSSIBILIDADE DE QUE UM CANDIDATO RECONHECIDAMENTE CORRUPTO,MAS,COM PODEROSA MÁQUINA POLÍTICA,FOSSE ELEITO. OS ELEITORES QUE O REJEITAM - FORA DO ALCANCE DA MÁQUINA - LIQUIDARIAM COM SUA CANDIDATURA.OU,TALVEZ,O VOTO CONTRA.O MENOS VOTADO SERIA ELEITO.
BONS VOTOS PARA VOCÊ.
E,TOME CUIDADO,NÃO ARRASE COM O MEU FUTURO!


INTÉ




sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Lado Avesso: A FLICA ESTÁ CHEGANDO!

Lado Avesso: A FLICA ESTÁ CHEGANDO!: FLICA - Festa Literária de Cachoeira,no seu segundo ano consecutivo,está chegando,mas,já dá uma mostra do que virá. Escritores de r...

sábado, 1 de setembro de 2012




O BLOG DE  SETEMBRO/12


A VIDA É UM JARDIM.PLANTE AMOR - PERFEITO EM VEZ DE SAUDADES...

Á ESMO...

Setembro chegou  trazendo um céu límpido e levando embora os ventos de agosto.
Esse mês tem cheiro de primavera e gosto de dendê.
Na Bahia,festejamos os Santos Gêmeos,meninos levados e engraçados que gostam de rir a toa e saem por ai distribuindo balas e doces.
Ou pedem o caruru do dia 27,com pipoca e cocada preta.É gostoso ver as baianas ,com seus balaios de vime cheirando a patchuli,pedindo “uma esmolinha para o caruru dos meninos...”
Amo Setembro; quando ele vem ,tudo parece ficar mais bonito e,os amores são risíveis e até as tristezas ficam menos tristes.
As  promessas para quando setembro vier são,mesmo,cumpridas;as pessoas ficam mais afáveis.
Vou fazer uma pesquisa,mas,não me lembro de uma guerra que tivesse começado em setembro.
·       Não é tempo de ferocidade;é tempo de sair pros shoppings,comprar uma roupa nova ,colorida, ou um bom livro,ou mesmo um tablet,ir ao cinema ,sobraçar um saco de pipocas,ou chupar drops    de anis,namorar no escurinho,deixando mãos ansiosas passearem no seu corpo,viver a vida ,como só as crianças e os jovens sabem fazer.
Permita-se mentir um pouquinho.A verdade, amigo,  tão perigosa, só em caso de muita necessidade...


EM TEMPOS DE ELEIÇÃO

OS 10 MANDAMENTOS DO POLÍTICO BRASILEIRO


1-ESTAR SEMPRE COM O GOVERNO.

2-O IMPORTANTE NÃO É O FATO,É A VERSÃO.

3-AOS INIMIGOS,QUANDO ESTÃO NO PODER,NÃO SE PEDE NADA;SÓ DEMISSÃO.

4-PARA OS AMIGOS,TUDO.PARA OS INIMIGOS,A LEI.

5-RESPEITAR,ACIMA DE TUDO,O PADRE QUE CONSEGUE VOTOS;O JUIZ,QUE PROCLAMA O ELEITO;E O SOLDADO,QUE GARANTE A POSSE.

6-POVO É ÓTIMO VISTO DO PALANQUE.

7-VOTO COMPRADO NÃO É ATRASO,É PROGRESSO;SE É COMPRADO,É PORQUE TEM VALOR.

8-EM BRIGA DE POLITICO OS DOIS PERDEM.

9-MAIS VALE QUEM O GOVERNO AJUDA DO QUE QUEM CEDO MADRUGA.

10-CONVERSA DE MAIS DE DOIS É COMÍCIO.
















domingo, 22 de julho de 2012

DESCONSTRUÌNDO A HIPOCRISIA

                                               




                        O BLOG DE JULHO/12








     Desconstruìndo a hipocrisia
    O caso da loura do Senado
Pois é,cara pálida a linda Denise ,assessora do menos bonito senador Ciro Nogueira,está de férias forçadas e sujeita a demissão do emprego ,apenas por ter feito o que todo mundo faz.Transar com o namorado,nas quatro paredes do seu quarto e sem testemunhas.Como todo mundo faz,inclusive  nossos sacrossantos pais ,pois, se não fizessem nem eu estaria aqui escrevendo essas mal – traçadas nem você estaria aqui lendo essas abobrinhas.
O diabo é que o vídeo vazou na internet –sempre ela – e o senador e seus cúmplices-desculpe- seus colegas ,acharam que esse fato tão natural,ofenderia a imagem do Senado.
Não vejo porque;a garota deu o que é dável,dentro de casa ,na calada da noite ,ou da tarde-não sei-e nem o ato , nem o vídeo foram pagos com o dinheiro do contribuinte ,como sói acontecer muitas vezes nesta  honrada casa parlamentar.
Já o nosso senador ,que é membro da CPMI do Cachoeira,aquela mesma que parece acabará em pizza,lutou bastante e com garra para blindar o Cavendish,o pagador de jantares ,evitando que o generoso empreiteiro fosse chamado a depor.
Esse mesmo senador,trasvestido de Catão,não achou indecente jantar em Paris com o dito Cavendish no restaurante L’Avenue,cuja conta menorzinha, sai a 600 euros por cabeça,sem vinhos.Como jantou de terno e gravata e não,pelado,o senador não considerou esse ato,indecente.
Porém,mon ami, eu e a torcida do Flamengo ,achamos que esse jantar foi um pouco amargo para a moral do senador e da casa que ele representa,pois,essa mistura fétida de empresários e políticos,diz muito mal desta republiqueta de bananas,aqui,ao Sul do Equador.
Quem pecou mais, o senador vestido ou a loura pelada? O que você acha?
O que é mais imoral,o vídeo da moça que vê quem quer ou certas transmissões da TV Senado –pagas com nosso rico dinheirinho –durante as CPIs fajutas?
Joguei o mote;deixo para vocês,a glosa.


Leitor e amigo,você quer ir lá? Fica na Avenue Montaigne.




ORIGEM DA PALAVRA:CRETINO


             CRETINO
O cretinismo é uma doença  que gera um retardamento físico e mental.
A palavra crétin surgiu nos Alpes Franco -Suiços,no sec.XVII,onde muitos  casos deste mal aconteceram devido á falta de sal iodado na água.
Sua origem vem do latim,christianu,cristão,mas,não é uma ofensa aos seguidores de Cristo,mas,um eufemismo para designar os espíritos simples e sem pecados.
Muito tempo depois a palavra,importada, virou sinônimo de imbecil.
Será que está faltando sal iodado na água do Senado?



RIR NÃO DÓI






DEFINIÇÕES RISÍVEIS

SÍNTESE


Hoje o cara pode fugir da violência do Rio,de manhã,estar á tarde no meio de um choque entre a polícia e manifestantes na Espanha e ainda chegar a tempo de ser assassinado dentro de um cinema nos States á noite.
Isto sim,é civilização.


Millôr,atualizado.




PERGUNTAR  NÃO OFENDE

...e  o metrô de Salvador,quando sai,meu rapaz?Aqui já apelidaram de Jacqueline,o buraco mais caro do mundo.









QUER UMA OBRA PERFEITA?
TRAGA SEU LIVRO PRA "PIMENTA MALAGUETA
UMA EDITORA QUE NÃO ARDE NO SEU BOLSO!
www.editorapimentamalagueta.blogspot.com




OBRIGADA PELA VISITA
VOLTE SEMPRE!