Seguidores

domingo, 22 de setembro de 2013

O RISO E A ALEGRIA

                                                                 O BLOG DE SETEMBRO/13





 O RISO E A ALEGRIA
O nosso amigo leitor vai gostar de saber que o riso resulta da constituição natural do nosso corpo e do nosso cérebro.Percebeu que ,mesmo não estando alegres,rimos quando nos fazem cócegas,não é?Isso porque movemos os músculos da face,uma espécie de proteção do corpo  como acontece quando uma luz muito forte nos fere a retina e fechamos os olhos.
Nada muito romântico ou engraçado,como esperávamos.
Ao respirarmos e ao  produzirmos sons movemos os músculos,e chamamos de riso a “resposta” do nosso organismo a tudo isso.Portanto,se não rirmos de uma piada sem graça não devemos ficar constrangidos ao decepcionar o piadista ,é o nosso corpo,filho,é o nosso corpo...


                                                       CANTINHO DO RISO




                                                                      ZÉ PEROBA
Era um cara danado de retado! Não podia ver rabo de saia,tinha uma lábia! Dizem as más línguas que o seu  apelido,Peroba, tinha muito a ver  com certos predicados viris,que faziam as delicias das mulheres.
Era democrático, traçava todas: casadas,solteiras,viúvas,donzelas,que por ele abandonavam a donzelice e  até freiras,que,cansadas de esperar pelo marido,Jesus Cristo,que nunca as visitava,abria os braços (e as pernas)para esse danado.Tantas aprontou ,que a comunidade masculina o expulsou desta cidade.
Ao chegar em outra cidade,longe daquela para não deixar rastro,comportou-se como um bom cristão,ia á missa aos domingos,disposto a nunca mais mexer com mulher de família.
No terceiro domingo foi se confessar.O padre ficou satisfeito,mais uma alma para o reduto e perguntou:
-Quais são teus pecados,filho?
-Padre confesso que tive uma relação bem chegada com uma senhora desta comunidade.
-Certo, filho,mas,qual?
-Padre,me perdoe,um homem de bem não vai dedurar uma senhora.
-Filho,sinto muito,mas,se não disseres quem é não vou poder te absolver.
-Um homem de bem não tem memória,"sêu" padre.
-Vou te ajudar; foi a professorinha loura da escola pública,meu filho.?
-Não, padre,não foi.
-Foi a D. Teresinha,mulher do delegado?
-Que é isso, padre, eu lá vou me meter com polícia!?Nem sei quem é.
-Então só pode ter sido a filha adotiva do Coronel Sampaio. E,falando prá si mesmo:"aquela nêga parece ter fogo no rabo!"
-Não foi "sêu"padre.
-Filho, se não me falas,não posso te perdoar.
Zé Peroba saiu zangado,levantou-se do confissionário e  picou a mula.Esbarrou num velho colega,que o conhecia de outros carnavais.Contou a estória.
-E,aí,o padreco te perdoou?
-Perdoar,não perdoou,mas,me deu três dicas sensacionais.
                       O RISO


  • No campo psicológico-afetivo, pode ser provocado por um sentimento íntimo de alegria, de felicidade, de satisfação ou prazer. É uma reação involuntária;
  • No campo linguístico, pode ser provocado por uma piada ou outro recurso humorístico. É uma reação involuntária;
  • No campo sócio-cultural, pode ser uma ação voluntária do indivíduo, com o objetivo de expressar algum sentimento ou opinião dentro de um determinado grupo;
  • No campo fisiológico, é uma reação involuntária. Pode ser provocado por uma ação mecânica(cócegas, por exemplo), por processos biológicos (feridas em fase final de cicatrização, por exemplo), ou ainda pelo consumo de alguma droga.
Neste último caso, um método bastante conhecido é a inalação de óxido nitroso, que não exatamente provoca a sensação de riso no indivíduo, mas causa uma contração involuntária dos músculos faciais. Outro método é o consumo da Cannabis, que pode induzir episódios de riso intenso. Esta segunda forma de riso por vezes pode levar às lágrimas ou mesmo a uma dor muscular moderada.

 Neste último caso, um método bastante conhecido é a inalação de óxido nitroso, que não exatamente provoca a sensação de riso no indivíduo, mas causa uma contração involuntária dos músculos faciais. Outro método é o consumo da Cannabis, que pode induzir episódios de riso intenso. Esta segunda forma de riso por vezes pode levar às lágrimas ou mesmo a uma dor muscular moderada.
O riso é uma parte do comportamento humano e é regulado pelo cérebro. Ele ajuda os seres humanos a indicar mais claramente suas intenções, durante interações sociais, e provê um contexto emocional para a comunicação. Pode ser utilizado por um grupo social para sinalizar aceitação e reações positivas com outros indivíduos.
O riso é por vezes "contagioso": a risada de uma pessoa pode provocar riso nos demais. Um exemplo extremo disto é o caso de riso epidêmico ocorrido em Tanganica.
O estudo do humor, do riso e de seus efeitos psicológicos e fisiológicos no corpo humano é denominado gelotologia.
O simples ato de sorrir mobiliza diversos músculos faciais, denominados músculos da mímica facial.


                                                           VAMOS RIR!











INTÉ OUTUBRO,COM MUITOS RISOS...



domingo, 25 de agosto de 2013

SUPERSTIÇÕES E SIMPATIAS


                   O BLOG DE AGOSTO/13




Superstições e “Simpatias”

Povo mestiço de lusos e negros,o baiano é extremamente supersticioso.

São inúmeros os  preceitos,as recomendações,as rezas para se obter sorte na vida.Preceitos para ter sucesso na cozinha,também;pois,a cozinha baiana,com seus dendês é ritual e cabalística,muitas vezes.Para o feijão sair gostoso,tem que ser feito em panela de barro.O café tinha que ser quente e forte,feito numa boa chocolateira de folha de zinco,que em vez de fazer chocolate,como o nome parece indicar,faz café.Seja passado,coado ou café de pedreiro,feito ás tontas,com o pó assentado no fundo da vasilha,onde se jogava uma brasa acesa.
Nenhuma cozinha deixava de ter o seu São Benedito,o pretinho;sua imagem (ou quadro )posta ao lado do fifó,trás fartura para o lar.Este servia para iluminar,naqueles tempos sem luz elétrica,e era feito de um frasco ou garrafa com uma torcida embebida em gás.Cozinha em que havia um São Benedito a miséria não entrava.Não havia “Bernardo em cima do fogão”,ou seja,fogo apagado por falta de dinheiro.

As colheres eram sempre de pau.Havia de vários tamanhos,formatos ou feitios e até as decoradas que só serviam para enfeite.Lembro de algumas com verdadeiras paisagens pintadas no cabo,umas belezuras!”Quem tem tempo faz a colher e borda o cabo”,diz o ditado.Antes de se usar uma colher de pau deve-se deixá-la dentro d’água fria,de molho,para perder o gosto da madeira.
Vai que a dona da casa descobre que sua filha ou sobrinha adolescente está ficando muito peituda.O jeito é comprar uma colher virgem e bater com  o cabo  dela nos peitinhos que estão apontando,que eles param de crescer.

Que mulher sabida ia querer mexer a panela com uma colher de metal!?Só se fosse para ficar com o “rego”(na região do cócix)cheio de brotoejas.
Também com as facas tem que se tomar cuidado.Só se põe a lâmina da faca no fogo se for para curar um ferimento com prego,que pode apostemar e dar tétano;neste caso,assim que acontecer o ferimento,é necessário esquentar a lâmina no fogo e bater no lugar ferido,até que o sangue se espalhe;sem esquecer de pegar o danado do prego causador do mal e enfiá-lo numa cebola virgem,para não infeccionar.
Qualquer mulher baiana boa quituteira tem suas cismas;elas sabem que qualquer comida que precise de “ponto”,como vatapá,canjica ou doce,a panela tem que ser mexida sempre pela mesma pessoa,se não,desanda.Reza o velho ditado:”Panela que muitos mexem ou sai insossa ou salgada demais.”Mulher  “de lua”(menstruada)não deve mexer panela;a comida desanda.

Mesmo que a pessoa esteja enraivada,nunca deve bater com a colher de pau nas bordas da panela do arroz;ele vai queimar,com certeza.Outra sobre o arroz:quem quiser que ele renda,ou seja,cresça muito,deve encher as bochechas de ar,no exato momento da fervura.Se a cozinheira estiver com a comida atrasada,joga um pouco de sal no chão e tudo flui mais rápido.
A farinha e a pimenta,bem como o dendê não podem faltar na nossa cozinha.Se exagerou no molho é bom tomar um gole  de café bem quente e sem açúcar.Agora,pimenta de cheiro no chão da cozinha é briga  feia,na certa.
Quem chupa abacaxi não deve beber água,para não ficar com a língua retalhada.
Quem come melancia ou jaca não pode beber cachaça;é morte certa.
Quem come ou bebe sobejo alheio fica sabendo os segredos do outro.
Colher caída no chão é visita de mulher;faca ou garfo,visita masculina.
Da mulher e  do melão,o melhor é o calado.
Oferecer o sal pedido, emprestado ,na mão,trás miséria.
E não esquecer:em casa onde falta o pão,todos gritam e  ninguém tem razão.
Caranguejo só engorda em mês que não tem R (letra erre):maio,junho,julho,agosto.

Terminado o serviço,hora de varrer a casa e a cozinha;todo o lixo será trazido e juntado na cozinha;só se varre de dentro para fora se for dia de enterro,para que o rastro do defunto acompanhe o cisco e não volte para assombrar os viventes.Diz-se ,também,que varrer para a rua o lixo da casa,a fortuna vai embora.
Uma praga comum nas cozinhas é a das formigas,principalmente,as pequenas e pretas.Algumas pretas velhas se livravam dessa praga,fazendo cruzes de carvão,no chão,nas paredes e no fundo das panelas,de barro,naquela época.Embora alguns não se preocupassem com isto,porque diziam que formiga é bom para a vista(!).
Se o garoto da casa estivesse com vermes,parasitas comuns nas crianças,convinha tomar um purgante,porém,antes de beber era bom colocar um bago de carvão atrás da orelha e segurar a chave da cozinha com a mão esquerda,enquanto cheira a mão direita;para evitar vomitar.Quem já foi obrigado a tomar esse purgante,sabe porque.
Evite,por favor,pisar no carvão que caiu no chão da cozinha;sai uma fofoca terrível,que gera inimizades para toda a vida.
Visitas indesejadas,que se demoram infinitamente!Põe sal no fogo;ou,então ,ponha o pano de chão sobre a vassoura virada e coloque a mesma vassoura atrás da porta da cozinha,dizendo:-Fulano,apanhe seu chapéu e vá embora.
Embora também vou eu.Pois,visita e peixe,depois de três dias,fede.



                                  



Será que tem alguém que não acredita em superstições?Que nunca usou um patuá,seja pé de coelho ,ou figa ou medida do Bomfim.?Duvido!
A superstição é filha do medo,daquele medo ancestral do desconhecido e que desde tempos imemoriais sujeitos mais espertos que os outros se aproveitaram e criaram as religiões.
Não sei    desde quando Agosto passou a ser considerado o Mês do Desgosto.
Na época dos romanos,com certeza,que deram ao oitavo mês do ano o nome do Imperador Augusto,vencedor de César.
Os romanos viam maus presságios neste mês,em que acreditavam ver um grande dragão atravessando os céus,botando fogo pela boca,horrível,arrastando com ele morte e destruição.Era apenas a constelação de Leão,mas,o medo os fazia enxergar monstros e desastres.
Por ser um mês muito frio e dado a ventos desembestados,o imaginário popular dizia que as almas penadas saiam a pedir rezas e assustar os mortais,arrastando correntes  com um uivo aterrador;quem não se lembra de D.Bibiana Terra,personagem de “O Tempo e o Vento”,que ,na sua cadeira de balanço,monologava:-Noite de ventos,noite de tempestades.
Na Argentina não se lava o cabelo durante esse mês:atrai a morte.
Em Portugal,país rico em crenças misteriosas,ninguém casava no mês de agosto;era quando os navios zarpavam a descobrir novos mundos e as moças corriam o risco de não ter lua-de-mel,nem marido algum dia,pois o risco de enviuvar era constante;há um velho ditado português:”casar em agosto,traz desgosto.
”Por conta disso as pessoas não viajam, não se mudam,não casam,nem começam negócios no mês de agosto;se um idoso passar incólume esse mês,não morrerá durante esse ano.
O certo é que muita coisa ruim aconteceu neste mês:duas guerras mundiais,o genocídio americano em Hiroshima e Nagasaki,a Noite de São Bartolomeu,inúmeras revoluções e desastres.
No Brasil,o suicídio de Getulio,no dia 24,que é também o Dia da Sogra,os terreiros de candomblé ficam em alerta máximo,pois é o dia que os exus andam soltos e incontroláveis.
 Na Europa,acreditam que é o dia em que o Diabo tira para passear e espalhar maldades.
No dia 25,Jânio renunciou criando a maior crise institucional neste país,desde a República;dizendo ele,que, influenciado por “forças ocultas,seja lá o que isso signifique.
Já no dia 22,um desastre de automóvel muito mal explicado,matava Juscelino.
E tome quarteladas,revoluções,desastres aéreos ou marítimos,tudo nesse mês.Que ainda é o mês do cachorro louco,ninguém sabe porque,mas,todos querem vestir a camisa pelo avesso,para se livrar dos dentes do cão.
Na Bahia,a gente toma banho de pipoca para desfazer mal feitos e tirar ziquizira;é o mês de Obaluaiê,santo vetusto que aparece nos terreiros vestido de palha sem nunca mostrar o rosto,senhor das doenças , da peste e epidemias;na Igreja Católica é S.Lázaro,sempre representado por um cão que lhe lambe as feridas,talvez venha daí a estória com os cachorros.
Quem me pergunta se acredito no azar,como boa baiana,digo que sim.Vejam a Lei de Murphy:”quando alguma coisa está fadada a dar errado,dará.”
De qualquer sorte trago para vocês essas medidas do Bonfim,que já me valeram,para que os proteja dos malefícios,dos cachorros,dos políticos,das moléstias ,das guerras,das sogras e das almas penadas,pois,digo como os espanhóis:”yo no creo em brujas,pero que las hay,las hay.”
Ah,agosto é também o mês das bruxas.Haja patuá!

               E PARA A TUCANADA...








                  http://chargesdodenny.blogspot.com.br/











               MEU NETINHO E MINHA FILHA 



                  CRIANÇA TEM CADA UMA!

Meu netinho veio me dar um abraço no meu aniversario.Perguntou quantos anos eu tinha.
-68 anos,respondi.
Ele ficou pensativo por alguns segundos,olhou prá mim,admirado e perguntou:
-Você começou no número um!?


                 OS DESCONFORTOS DO AMOR



                                     A COBRANÇA


                                        NO PARAÍSO...

                                           O EVANGÉLICO


                         É O QUE DÁ COMPRAR UM FUSCA...

QUEM MANDOU NAMORAR DIVORCIADAS?







                        INTÉ SETEMBRO,SE DEUS QUISER...




domingo, 28 de julho de 2013

O BRASIL É UMA PIADA DE PORTUGUÊS





O BLOG DE JULHO/13


BEM VINDOS!



         O BRASIL É UMA PIADA DE PORTUGUÊS

Nosso país é o paraíso dos humoristas.Pena que agora não se pode mais fazer graça, pois,tudo é proibido.Só nos resta  para fazer piadas os políticos,nossos maiores fornecedores de risos,as sogras,que ainda não saíram ás ruas para protestar,os padres e freiras que sempre foram protagonistas de piadas frascárias e os corruptos,mas,esses fornecem mais motivo para lágrimas que para risos.
Bocage,Gregório de Matos ,o Barão de Itararé,Max Nunes,Millôr e Chico Anysio,nossos maiores humoristas do passados ,estariam em maus lençóis,nestes tempos.
Mas, o brasileiro ainda ri,inclusive de suas próprias mazelas.
Uma vida sem risos é uma vida árida,seca,triste ,um fardo difícil de carregar.
Portanto,vamos rir!
Uma coisa que não dá muito para rir é a perda da virilidade.Ruim para as mulheres,mortal para os homens.
Houve um tempo em que se dizia que o açúcar tirava ,ou pelo menos,diminuía a potência masculina.Nunca foi comprovado,claro,mas,a coisa esquentou tanto que até o Presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool,sujeito sério e de poucas palavras,veio a público discutir o boato.Mas,boato,você sabe,espalha mais que fogo de morro acima e ninguém controla,como mulher quando quer dar,por exemplo.
Ainda mais que o honrado funcionário disse que ia tomar providências para esclarecer o delicado assunto e isso,para a população é motivo de quase pânico,pois,estamos carecas de saber que quando um alto funcionário do governo se expressa assim é porque vai fazer mesmo que peixe:nada.
O Ministério da Saúde ,também,disse nada saber,mas,que iria se informar.Ora,o ministério confessar  sua ignorância num assunto de saúde pública,pega mal pacas!
A credibilidade da notícia que veio do Japão assustou ainda mais os garanhões e os outros, pois, todos creem na alta tecnologia japonesa; gente havia que nem passava perto de canavial  e tomava café amargo para não ter que amargar brochuras indesejáveis.
Muitos machões entravam numa padaria para o cafezinho matutino,devidamente munidos de adoçante,que se dizia, dava câncer;mas, - que é isso, - antes um cancerzinho de nada que aquilo...
Esses dois,gordos,olharam para o companheiro,magrinho e disseram:- Tu é que és feliz,podes até beber o café com açúcar,adoçante o que for;não corres o risco de engordar...
-É,mas,vou tomar com açúcar  ,disse o felizardo.
-Mas,porque,homem de deus,não precisas...
-Mas,preciso de uma desculpa para não ter que “encarar” a patroa lá em casa.

                      CONSELHO ÚTIL




                  VAMOS RIR!

Famosa  socialite de São Paulo mudou-se com armas e bagagens (Daslu e Louis Vuitton) para o Rio de Janeiro e resolveu oferecer um garden-party na sua casa ,situada num condomínio de luxo em São Conrado.
Convidou “tout Rio”,como diria o saudoso Ibrahim e,naturalmente,artistas e intelectuais,para dar um certo ar  inteligente ao evento.
Artistas e intelectuais não resistem a um 12 anos e lá estavam todos os convidados.
Dias antes, a anfitriã(ela me odiaria se a chamasse assim,corrigindo,diria:sou uma hostess!) telefonou para seus ex-maridos ,honrados pilares da sociedade que a ajudaram a criar seu invejável patrimônio.
Ligou para o escritório do primeiro:
-O senador está?
-Não,foi á China,acompanhando uns empresários.
Então,ligou para o segundo:
-Dr.Fulano está?
-Está,sim.Um momento.
-Hello,benzinho.Amanhã darei uma festa para inaugurar a mansão,você vem?
-Não posso, querida.Vou a Nona York visitar meu filho.
Quem vence uma socialite enfurecida quando ela quer alguma coisa?
Ligou para o marido mais recente,um famoso autor de Best-sellers:
-Hello,docinho?Trago-lhe um ultimatum.Amanhã inauguro minha casa e convidei meus outros dois maridos e eles não podem vir.
Portanto,nada de desculpas.Você tem que vir, representando a classe.
A festa foi realmente linda;não faltou whisky e caviar Beluga.
Também não faltou o marido intimado trazendo repórteres e cinegrafistas para documentar o fato.
A dona da casa, num longuinho Chanel,exibindo suas jóias de esmeralda,passava pelos convidados,desfilando seu poder.
Uma corista,louca para arrumar um marido rico que lhe proporcionasse tudo isto,falou para uma atriz de teatro sentada perto:
-Adorei tudo!Mas,daria a minha vida por aquela sandália de Strauss...




LEIA “CONTOS E CAUSOS.
UM HUMOR INTELIGENTE!




VERSÃO DIGITAL






VERSÃO IMPRESSA










NOS VEMOS EM AGOSTO!


quinta-feira, 27 de junho de 2013

                O BLOG DE JUNHO/13




            MUITO RISO,MUITO SISO
Sim,sei,não era o que se dizia antigamente; as religiões são responsáveis por isso,pois,detestam alegria e os seus fieis  querem sorumbáticos,infelizes,porque gente alegre não procura Deus  nem os padres,porque ,não tendo problemas não têm por que pedir ajuda a divindades.
A dor,o medo do inferno e o pecado é que leva as pessoas ás igrejas.
O homem e a hiena são os únicos animais que riem,por motivos diferentes,claro.
Eu acho que rir é o melhor remédio ,inclusive,rir de si mesmo,exercício que poucos fazem,mas,deviam,pois é muito salutar.
O que dá pra rir dá pra chorar,como as promessas dos políticos e suas pretensas boas intenções que não convencem mais ninguém.

Neste blog SÓ- RISOS não vamos tratar de coisas sérias,só falaremos bobagens e um pouco da vida alheia,que é pecado,mas,é divertido.E,divertir vocês abre dentro de mim um sorriso deeeeeeste tamanho.
Bons risos para todos!


CONSELHO ÚTIL DO BARÃO DE ITARARÉ,O REI DO RISO

Para não ter um desgosto ,
durante  este mês de Junho
Não  escreva carta anônima,
firmado e do próprio punho...
Isto posto,escreva á máquina.