Seguidores

quinta-feira, 24 de abril de 2014

O BRASIL DE BOM HUMOR




O BLOG DE ABRIL/2014
VAMO,QUE VAMO...

HUMORISTAS BRASILEIROS
OS MELHORES E MAIORES



BARÃO DE ITARARÉ

Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, também conhecido porApporelly e pelo falso título de



 nobreza de Barão de Itararé (Rio Grande29 de janeiro de 1895 — Rio de Janeiro27 de

 novembro de 1971), foi um jornalista,escritor e pioneiro no humorismo político brasileiro.



VIDA,PAIXÃO E MORTE DO MESSIAS DO HUMOR BRASILEIRO

O nascimento de Apporelly é marcado por mistérios e disputas. Conta-se que teria nascido a bordo de uma diligência, no Uruguai, enquanto seus pais rumavam para uma fazenda da família materna. Admiradores de Rio Grande (RS), onde seus pais moravam, contestam esta versão. Entretanto, na matrícula de ensino escolar, Apporelly foi registrado como nascido no Uruguai, enquanto seu título de eleitor sustentava uma naturalidade gaúcha, mas sem discriminação de cidade.
 Sua mãe, Amélia, teve morte trágica, suicidou-se quando tinha 18 anos e ele 18 meses; seu pai enviou-o a um internato jesuíta em São Leopoldo (RS).
 Apparício Torelly iniciou-se no humorismo em 1908 no jornalzinho "Capim Seco", do colégio onde estudava, satirizando a disciplina dos padres jesuítas de São Leopoldo.
Em 1918, durante suas férias, sofre um AVC quando andava na fazenda de um tio. Abandona o curso de Medicina no quarto ano e começa a escrever. Publica sonetos e artigos em jornais e revistas, como a Revista Kodak, "A Máscara" e "Maneca".
Em 1925 entra para O Globo de Irineu Marinho. Com a morte de Irineu, Apporelly foi convidado por Mário Rodrigues (pai de Nelson Rodrigues) a ser colaborador do jornal "A Manhã".
Ainda em 1925, no mês de dezembro, Apparício Torelly estreava na primeira página com seus sonetos de humor que, geralmente, tinham como tema um político da época. Sua coluna humorística fez sucesso e também na primeira página, em 1926, começou a escrever a coluna "A Manhã tem mais…". Neste mesmo ano criou o semanário que viria a se tornar o maior e mais popular jornal de humor da história do Brasil. Bem ao seu estilo de paródias, o novo jornal da capital federal tinha o nome de "A Manha", e usava a mesma tipologia do jornal em que Apparício trabalhava, sem o til, fazendo toda diferença que era reforçada com a frase ladeando o título: "Quem não chora, não mama". Para estréia tão libertadora, Apporelly não perdeu a data de 13 de maio de 1926. "A Manha" logo virou independente.


 Durante a Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas partiu de trem rumo à capital federal, então o Rio de Janeiro, propagou-se pela imprensa que haveria uma batalha sangrenta em Itararé. Isto, foi vastamente divulgado na imprensa. Apporelly não ficou de fora desta tendência. Esta batalha ocorreria entre as tropas fiéis a Washington Luís e as da Aliança Liberal que, sob o comando de Getúlio Vargas, vinham do Rio Grande do Sul em direção ao Rio de Janeiro para tomar o poder. A cidade de Itararé fica na divisa de São Paulo com o Paraná, mas antes que houvesse a batalha "mais sangrenta da América do Sul", fizeram acordos. Uma junta governativa assumia o poder no Rio de Janeiro e não aconteceu nenhum conflito.
Denominando-se a si mesmo Barão de Itararé,nome de uma batalha que não houve entre Vargas e Wasinghton Luis,Aparício morreu dormindo, em casa,nas Laranjeiras,bairro do Rio de Janeiro,em 1971,aos 76 anos.



                        FRASES IMORTAIS













HUMORISMO NO BRASIL,HOJE

JÁ QUE MORRERAM APARÍCIO,MILLÔR E CHICO ANÍSIO,NOS CONTENTEMOS COM O FACEBOOK.









VOCÊ QUE É UM SUJEITO BEM HUMORADO,NÃO FIQUE TRISTE COM A FALTA DE GRAÇA DESTE PAÍS.
VÁ Á FLIPOÇOS ONDE A ESCRITORA MIRIAM DE SALES FARÁ UMA MESA SOBREO HUMOR NO BRASIL,DESDE ITARARÉ,COM DISTRIBUIÇÃO DE TEXTÍCULOS (ÊPA!) E SORTEIO DE LIVROS.
UMA CONVERSA  (DES)AFIADA COM O PÚBLICO.
VALE A PENA VER,CONFERIR E PERGUNTAR.
















ATÉ MAIO COM BOAS NOVAS!





quinta-feira, 27 de março de 2014

RIR,DE QUÊ!?



O BLOG DE MARÇO/14
DESTA VEZ,EM DIA!







RIR,DE QUÊ !?

Um professor ensinava aos alunos que a hiena é o único animal de quatro patas que ri.
Surpreso, o aluno perguntou:
-Professor,um animal horripilante,fedorento e que vive comendo merda,ri de quê!?
Vocês não acham que essa conversa se encaixa muito bem ,no Brasil?
Afinal,rimos muito,gargalhamos bastante,vivemos felizes como um pinto no lixo,mas,temos, mesmo,  motivo pra tanta felicidade?
Voltamos ás intrigas palacianas e ás guerrinhas paroquiais  ,das quais tanto gostamos,porque é ano eleitoral  e ninguém quer perder o direito de continuar afundando o país.Então,partimos para a fofoca e a intriga,nossa diversão favorita.
Este ano,certamente,não falaremos de aborto,nem de crenças religiosas,porque temos que nos preocupar com a economia,o PIB  mais baixo que a reputação de Asdrúbal,que,afinal não trouxe o trombone,mas,o bisturi,laqueando a mulherada para evitar a superpopulação na terra,como o famoso personagem de “Inferno”,o  Best – seller de Dan Brown.
Nosso maior orgulho,a Petrobrás,que o nacionalista Vargas queria manter fora dos tentáculos imperialistas,está,novamente sob especulação,não se sabe para atender a quais interesses.
O Mensalão do DEM  –ah! – esses estão rindo á toa; a cada dia que passam  ganha uma sobrevida,graças  a manobras muito bem feitas e,talvez,até livrem a cara e se juntem a outras pizzas monumentais que esse país coleciona.
No âmbito da justiça,cada vez mais escondida e envergonhada,as coisas não estão para piadas,nem mesmo as de mau gosto.Um assassino confesso,torturador,cuja frieza revoltou a todos,compareceu á Comissão da Verdade,confirmou seus crimes,justificou-os,disse que faria tudo de novo  e,do alto dos seus 76 anos de pura maldade,insensatez e falta de caráter,saiu do recinto livre como um pássaro,não foi preso nem condenado á morte por crimes de guerra e,nós,ainda lhe pagamos um gordo soldo,saído dos nossos impostos,inclusive dos impostos das famílias das vítimas,já pensaram nisto,meninos?Não,porque estão muito preocupados se o Brasil ganhará ou não a Copa.
Vocês ainda estranham que a polícia continue matando os amarildos e as donas de casa?
É, para rir temos poucos motivos não fosse o palhaço americano tentar peitar a Rússia o que nos dá motivos para boas gargalhadas.
Michael Moore dizia que os States são uma nação de quadrúpedes;eu não ofenderia os quadrúpedes tão importantes na formação das sociedades humanas.
Digo que , nos tempos coloniais,na América,viviam índios e cavalos;mataram os índios,ficaram os cavalos...




                                RISO ALIVIADO
OU,SE PREFERIR: RISO,ALI,VIADO!

                O HUMOR DO ÉRAMOS SEIS




UM BRASILEIRO COMUM



INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS NA ERA MODERNA



BOM CONSELHO!








EXTRA! EXTRA!
UM RECADO DE DEUS PARA  OS CRENTES !
"Eu sou o Senhor teu Deus e ele é o filho de George,não o filho de Deus.Vou fazer com que ele passe a eternidade manobrando carros no estacionamento VIP  do inferno assim que puser as mãos nele."


BRASIL,NA ÓTICA DE GREGÓRIO DE MATOS GUERRA


  Um branco muito encolhido,
um mulato muito ousado,
um branco todo coitado
um canaz todo atrevido:
O saber muito abatido,
a ignorancia,o ignorante
mui ufano e mui arfante
sem pena,ou contradição:
milagres do Brasil são.

que vos direi do mulato,
que vos   não tenha já dito,
se será amanhã delito
falar dele sem recato.
não faltará um mentecapto,
que como vilão de encerro
sinta,que dêem no seu perro,
e se porta como um cão:
milagres do Brasil são.







CONTOS APIMENTADOS
UM DOS MELHORES LIVROS DE HUMOR DO BRASIL
AGORA NO SALÃO INTERNACIONAL DE TURIM
E NA FLIPOÇOS



RESPONDA DEPRESSA





ATÉ ABRIL















quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

BOM CONSELHO







O BLOG DE FEVEREIRO/14
                                      SEMPRE A SEU LADO...




BOM CONSELHO
Se conselho fosse bom,diz – me um amigo cético,custaria uma nota.Mas,o certo é que todo mundo dá,muitos ouvem,mas,poucos seguem.
Na minha vida selecionei alguns que me foram dados e outros que foram frutos da minha própria experiência.Vivi,vivenciei,assuntei,segui.
Serviu para mim,servirá para outros?Não sei!Mas,como é de graça ,cito alguns:
ACADEMIAS DE LETRAS
Fale muito mal delas,mas,se possível,candidate-se a uma cadeira.
AFRESCOS
Muito aplaudidos nos tempos de antanho.Hoje,prefere-se a frescos.Tem muitos por ai.Inclusive,nas igrejas.
AMIGO
Estou cansada de amigo que come o seu, só e o meu comigo.
Amigo que não presta e faca que não corta,que se perca,pouco importa.
Só existe um amigo atuante e verdadeiro: o amigo do alheio.
AMOR
É lindo o amor á primeira vista; mas,acho melhor lançar um segundo olhar.
Nunca se case apaixonada;nós as mulheres nos apaixonamos por qualquer c bobagem e depois casamos com elas.
Deus criou o amor;os humanos criaram o casamento e o diabo se compraz.
Noiva? –Meu bem. Mulher casada (aos berros) –Meus beeeens!
Casamento começa em motel e acaba em pensão.


AUTORES
Essa raça se expandiu muito após a Internet; conheça alguns,mas,você não precisa saber o nome de todos.Muitos desaparecem na primeira edição.

BOFETADA
É dando que se recebe; a menos que seja dada com mãos de luva.

CAFÉ
Tome sempre;ele nos faz espertos e inteligentes.Com leite,é saudável,preto ,satisfaz,entre amigos,gera boas conversas e boas fofocas.

DEDO
Cuidado com o dedo de deus;ele se mete em E,com o seu indicador;se levantar para o seu desafeto,pode levar porrada.tudo quanto é lugar. I

DINHEIRO
Nunca empreste dinheiro a um amigo;você perde os dois.
Como dinheiro pouco eu tenho muito,sempre faço um orçamento ;assim,consigo que nunca sobre mais mês no fim do meu dinheiro.
Porque será que um livro “Como ser feliz sem dinheiro?” custa $50?
amigo do alheio.


EDITOR
O saco de pancadas do autor.Quando dois escritores estão conversando ,estão falando mal do seu editor.


IMAGINAÇÃO
Cultive a sua.Deixe-a voar.Só assim você pode escrever romances ou poesias.

 LIVROS
Melhor doar que emprestar; nunca volta,mesmo.
NAMORADOS
Ele te deixou?Esqueça!Quem corre atrás de quem não presta é polícia.

MULHER
Alegria dos homens.Sem elas não haveria a virilidade.
.
NEGÓCIOS:
*Nunca entre num negócio sem antes ouvir uma pessoa de cabelos brancos.
*O pior cliente é o silencioso, porque não é fiel a ninguém.
*Se alguém se queixar de uma empresa ou empresário ouça os dois lados e depois tire suas conclusões.

O TEMPO
Deus foi socialista quando distribuiu  o tempo.Foi igual com todos.Portanto,se você quiser crescer mais que os outros e ser mais eficiente,distribua melhor o seu tempo,racionalize  a maneira de usá-lo.
Tempo é dinheiro,dinheiro é sangue,sangue é vida.
-Não tenho tempo.Como não tem?Você dispõe de vinte e quatro horas,como todo mundo!...


                     ALEGRIA,É CARNAVAL!









O VELHO ALENTEJANO



Um velho alentejano começou a ter umas mazelas , que lhe afetavam o andar. 
Preocupado, foi ao Centro de Saúde e marcou uma consulta. 
O clínico recebeu-o, auscultou, fez-lhe perguntas. 
Olhou para ele, fixamente, e inquiriu-o: 
- Sr. Zé, se pudesse escolher, preferia ter Parkinson ou Alzheimer?
- Parkinson, Sr. Doutor! Prefiro entornar metade do copo do que esquecer onde está a garrafa do vinho!...









                            ATÉ MARÇO,COM UM ABRAÇO!






domingo, 12 de janeiro de 2014

DESILUSÕES E OUTRAS CHATICES




                        O BLOG DE  JANEIRO/2014

                                  ARTIGO DE   FUNDO




DESILUSÕES E OUTRAS CHATICES

Todos já passamos por isso. Poucos conseguem conviver com ela e muitos ficam bastante magoados.Mas,na verdade,nós deveríamos agradecer  a desilusão.Deveríamos entender que ela não é totalmente um mal;faz parte do nosso aprendizado ,aquele que nos torna pessoas melhores.Para isso viemos a esse planeta,acho eu.Vamos tirar proveito dessa breve passagem,melhorando o nosso espírito e convivendo com os maus.
Se não fosse a desilusão como conheceríamos as pessoas?Como enxergaríamos os verdadeiros amigos  e como separaríamos os oportunistas,os invejosos ,os falsos companheiros ;um dia ,os falsos mostram as garras e os inocentes úteis –aqueles que se deixam levar pela maledicência – expõem sua infantilidade.Não me importo de perder nem uns nem outros,mas,gosto de reconhecê-los.E,você? O autoconhecimento vale a dor da decepção. Como nos ver com  clareza ,sem ela?Vamos dar valor á desilusão ,procurá-la,detectá-la,colecioná-la.Naquele momento a alma de alguém,dito confiável se desnudou para você;mostrou ao que veio.Comemore!
Porque devo me aborrecer se a pessoa que admiro  mostrou um lado frágil ou uma ética duvidosa? Ele sempre foi assim ,eu que sou culpada por superestimá-lo.
Muitos precisam de muito tempo para acertar as contas com seus dessemelhantes,um termo que criei para determinados seres humanos que são fisicamente iguais a mim ,mas ,que divergem no caráter e no modo de encarar a vida.
O que nós esperamos dos seres humanos?O que eles esperam do mundo?  Sucesso,felicidade,estabilidade econômica,respeito social,sabedoria,dignidade,saúde?
Os que não têm nada disto se ressentirão porque você tem; e,não lhe perdoam.Porque ela e não eu? E,não se conformam.Os espíritos fracos são muito propensos a enxergar o pior de cada um,pois ,eles projetam nos outros os sentimentos que eles possuem.Daí os inimigos gratuitos que todos os bem sucedidos adquirem.Eu  recebo as críticas e aceito as desilusões,filosoficamente e com um risinho superior.O riso daqueles de bem consigo mesmo e com a vida e que sabem que os cães ladram e a caravana passa.Enquanto os difamadores e maledicentes tocam seus violinos desafinados em surdina,eu me recolho ao silêncio da minha biblioteca e me aprofundo nos estudos; adquirir sabedoria,é o meu objetivo.Ler,escrever,pensar...Aprender mais sobre mim mesmo,eis o que me interessa.
Que venham as desilusões e as críticas, mesmo as sem sentido ou maléficas.Como senhora absoluta do meu destino,leio,dou o meu risinho superior e mergulho ,de novo,na leitura.


                                          SÓ RINDO!

O Riso e a Faca



                                         Tom Zé

Quero ser o riso e o dente
Quero ser o dente e a faca
Quero ser a faca e o corte
Em um só beijo vermelho

Fiz meu berço na viração
Eu só descanso na tempestade
Só adormeço no furacão

Eu sou a raiva e a vacina
Procura de pecado e conselho
Espaço entre a dor e o consolo
A briga entre a luz e o espelho




CANTINHO DO BOM HUMOR




              ÚLTIMAS VONTADES
Dr. Queiroz,já paramentado de avental e com o bisturi na mão,muito delicadamente,como era do seu feitio,chegou-se ao paciente que esperava uma cirurgia e disse:
-Senhor, não consigo enganar ninguém.Por isso é meu dever lhe avisar que sua cirurgia é muito delicada.E,sem querer assustar,lhe digo que,muita gente não tem êxito...
Nestas  condições ,será que o senhor não gostaria que eu o  ajudasse  a  fazer seu testamento?
Ao ouvir palavras tão sinceras ,o paciente,muito emocionado ,juntou todas as suas energias e respondeu:
-Sim , doutor. Ajude-me a vestir as minhas calças e calçar os sapatos...porque já me sinto bem melhor e vou desistir da operação.


'TÉ MAIS!