segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Lado Avesso: 3ª FLIMAR - FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - ...
Lado Avesso: 3ª FLIMAR - FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - ...: 3ª FLIMAR - FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - ALAGOAS: NELSON DA RABECA VAI DAR SEU SHOW AO POVO NA 3ª FL...
sábado, 6 de outubro de 2012
OS REIS DO RISO
SÓ-RISOS
O BLOG DE OUTUBRO
OS REIS DO RISO
Nossa literatura sempre teve grandes humoristas,talvez
pela própria alma do povo que,nesta mistura fantástica que o originou,foi
herdando dos seus ancestrais essa verve,essa ironia,esse “bate – pronto”
e,principalmente,esta capacidade de rir de si mesmo e dos outros.O certo é que
o humor brasileiro não perdoa nada nem ninguém.
Dizem que o povo português é triste,mas,ele apenas tem
um “sense of humour” diferente do nosso,mais contido
e,sobremaneira,irônico.Vide Eça,Bocage e os trovadores populares,os anônimos
poetas das aldeias que nos legaram as trovinhas e os adágios.
Nosso humor é fino, ágil, escatológico e escabroso.Ri de tudo ,mas,seus alvos
preferidos são os ditos “diferentes”,que hoje se torna politicamente incorreto
criticar. Antes ria-se dos cornos,das
bichas,do casamento,da sogra,dos padres,das freiras,da religião,do céu,do
inferno,do vizinho,dos gordos,dos magros,dos feios,dos políticos e até da
vida.Hoje só restaram os políticos para se bater.Puta merda! Daí esteja tão
difícil fazer humor e,se Chico Anísio ,
Max Nunes e Millôr nascessem hoje
provavelmente não escreveriam as pérolas
do humor escroto nacional que nos legaram.Reverencio todos os bons humoristas
do passado:Barão de Itararé,meu ídolo inconteste,os supra –citados Max,Millôr,Anísio,mas,acima
de tudo,reverencio os anônimos,aqueles que soltam pérolas na Internet e ninguém
sabe de quem foi a autoria.Como a esperança e a sogra são as últimas que
morrem, fico esperançosa de que o humor brasileiro não desande como canjica
ruim ,nem se acabe.Talvez,apenas,não tenha nome.Aliás, Millôr já dizia que o
humor é a vitória de quem não quer concorrer.E eu acrescento,nem ser
processado.
Estamos voltando á Idade das Trevas onde se dizia “muito
riso é sinal de pouco siso”? Receio que
a vida dos humoristas vá ficar cada dia mais difícil.
Mas,pessoal de risco ,fique tranquilo,o humorista nunca
atira para matar.
Eles partiram,mas,não nos deixaram...
FLICA ,MESA 09
20/10/12,CACHOEIRA,Ba
Elas Também Riem
Foto: Rafael Porto | Foto: Divulgação
Maria Paula e Miriam de Sales
Mediador: Jackson Costa
Horário: 14h
Mediador: Jackson Costa
Horário: 14h
Quando queriam fazer graça, muitos
filósofos, como Kant e Schopenhauer, recorriam à misoginia. Desprovida de
logos, a mulher não seria capaz de expressar sequer seus próprios desejos,
muito menos elaborar sentenças complexas ou mesmo jogar com as palavras para
obter humor.
As mulheres contemporâneas,
demonstrando tanta criatividade quanto seus opostos de gênero após o desamarrar
das cordas opressivas que as envolviam no passado, não apenas obrigaram à
reelaboração das piadas misóginas, como passaram elas a competir no território
do humor, outrora território exclusivamente masculino. E não se importam em
brincar à farta com as características ridículas de cada gênero.
Protagonistas do novo cenário, Maria Paula e Miriam de
Salessão cronistas especializadas em generalidades e em chistes, na malícia
que transpassa as relações de ambos os gêneros. Elas também riem, com graça
invejável.
EXEMPLO DE HUMOR ANÔNIMO
A ELEIÇÃO,VISTA POR MILLÔR
AS ELEIÇÕES SERIAM MAIS DEMOCRÁTICAS SE CADA ELEITOR DISPUSESSE DE UM VOTO A FAVOR E UM CONTRA. EM PRINCÍPIO ISSO JÁ ELIMINARIA A POSSIBILIDADE DE QUE UM CANDIDATO RECONHECIDAMENTE CORRUPTO,MAS,COM PODEROSA MÁQUINA POLÍTICA,FOSSE ELEITO. OS ELEITORES QUE O REJEITAM - FORA DO ALCANCE DA MÁQUINA - LIQUIDARIAM COM SUA CANDIDATURA.OU,TALVEZ,O VOTO CONTRA.O MENOS VOTADO SERIA ELEITO.
BONS VOTOS PARA VOCÊ.
E,TOME CUIDADO,NÃO ARRASE COM O MEU FUTURO!
INTÉ
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Lado Avesso: A FLICA ESTÁ CHEGANDO!
Lado Avesso: A FLICA ESTÁ CHEGANDO!: FLICA - Festa Literária de Cachoeira,no seu segundo ano consecutivo,está chegando,mas,já dá uma mostra do que virá. Escritores de r...
sábado, 1 de setembro de 2012
O BLOG DE SETEMBRO/12
A VIDA É UM JARDIM.PLANTE AMOR - PERFEITO EM VEZ DE SAUDADES...
Á ESMO...
Setembro chegou trazendo um
céu límpido e levando embora os ventos de agosto.
Esse mês tem cheiro de primavera e gosto de dendê.
Na Bahia,festejamos os Santos Gêmeos,meninos levados e engraçados que
gostam de rir a toa e saem por ai distribuindo balas e doces.
Ou pedem o caruru do dia 27,com pipoca e cocada preta.É gostoso ver
as baianas ,com seus balaios de vime cheirando a patchuli,pedindo “uma
esmolinha para o caruru dos meninos...”
Amo Setembro; quando ele vem ,tudo parece ficar mais bonito e,os
amores são risíveis e até as tristezas ficam menos tristes.
As promessas para quando
setembro vier são,mesmo,cumpridas;as pessoas ficam mais afáveis.
Vou fazer uma pesquisa,mas,não me lembro de uma guerra que tivesse
começado em setembro.
· Não é tempo de
ferocidade;é tempo de sair pros shoppings,comprar uma roupa nova ,colorida, ou
um bom livro,ou mesmo um tablet,ir ao cinema ,sobraçar um saco de pipocas,ou
chupar drops de anis,namorar no escurinho,deixando mãos
ansiosas passearem no seu corpo,viver a vida ,como só as crianças e os jovens
sabem fazer.
Permita-se mentir um pouquinho.A verdade, amigo, tão perigosa, só em caso de muita
necessidade...
EM TEMPOS DE ELEIÇÃO
OS 10 MANDAMENTOS DO POLÍTICO BRASILEIRO
1-ESTAR SEMPRE COM O GOVERNO.
2-O IMPORTANTE NÃO É O FATO,É A VERSÃO. 3-AOS INIMIGOS,QUANDO ESTÃO NO PODER,NÃO SE PEDE NADA;SÓ DEMISSÃO. 4-PARA OS AMIGOS,TUDO.PARA OS INIMIGOS,A LEI. 5-RESPEITAR,ACIMA DE TUDO,O PADRE QUE CONSEGUE VOTOS;O JUIZ,QUE PROCLAMA O ELEITO;E O SOLDADO,QUE GARANTE A POSSE. 6-POVO É ÓTIMO VISTO DO PALANQUE. 7-VOTO COMPRADO NÃO É ATRASO,É PROGRESSO;SE É COMPRADO,É PORQUE TEM VALOR. 8-EM BRIGA DE POLITICO OS DOIS PERDEM. 9-MAIS VALE QUEM O GOVERNO AJUDA DO QUE QUEM CEDO MADRUGA. 10-CONVERSA DE MAIS DE DOIS É COMÍCIO. | ||||
domingo, 22 de julho de 2012
DESCONSTRUÌNDO A HIPOCRISIA
O BLOG DE JULHO/12
Desconstruìndo a hipocrisia
O caso da loura do Senado
Pois é,cara pálida a linda
Denise ,assessora do menos bonito senador Ciro Nogueira,está de férias forçadas
e sujeita a demissão do emprego ,apenas por ter feito o que todo mundo
faz.Transar com o namorado,nas quatro paredes do seu quarto e sem
testemunhas.Como todo mundo faz,inclusive nossos sacrossantos pais ,pois, se não
fizessem nem eu estaria aqui escrevendo essas mal – traçadas nem você estaria
aqui lendo essas abobrinhas.
O diabo é que o vídeo vazou na
internet –sempre ela – e o senador e seus cúmplices-desculpe- seus colegas
,acharam que esse fato tão natural,ofenderia a imagem do Senado.
Não vejo porque;a garota deu o
que é dável,dentro de casa ,na calada da noite ,ou da tarde-não sei-e nem o ato
, nem o vídeo foram pagos com o dinheiro do contribuinte ,como sói acontecer
muitas vezes nesta honrada casa
parlamentar.
Já o nosso senador ,que é membro
da CPMI do Cachoeira,aquela mesma que parece acabará em pizza,lutou bastante e
com garra para blindar o Cavendish,o pagador de jantares ,evitando que o generoso
empreiteiro fosse chamado a depor.
Esse mesmo senador,trasvestido
de Catão,não achou indecente jantar em Paris com o dito Cavendish no
restaurante L’Avenue,cuja conta menorzinha, sai a 600 euros por cabeça,sem
vinhos.Como jantou de terno e gravata e não,pelado,o senador não considerou
esse ato,indecente.
Porém,mon ami, eu e a torcida do
Flamengo ,achamos que esse jantar foi um pouco amargo para a moral do senador e
da casa que ele representa,pois,essa mistura fétida de empresários e
políticos,diz muito mal desta republiqueta de bananas,aqui,ao Sul do Equador.
Quem pecou mais, o senador
vestido ou a loura pelada? O que você acha?
O que é mais imoral,o vídeo da
moça que vê quem quer ou certas transmissões da TV Senado –pagas com nosso rico
dinheirinho –durante as CPIs fajutas?
Joguei o mote;deixo para vocês,a
glosa.
Leitor e amigo,você quer ir lá? Fica na Avenue Montaigne.
ORIGEM DA PALAVRA:CRETINO
CRETINO
O cretinismo é uma doença que gera um retardamento físico e mental.
A palavra crétin surgiu nos Alpes Franco -Suiços,no sec.XVII,onde muitos casos deste mal aconteceram devido á falta de
sal iodado na água.
Sua origem vem do latim,christianu,cristão,mas,não é uma ofensa
aos seguidores de Cristo,mas,um eufemismo para designar os espíritos simples e
sem pecados.
Muito tempo depois a palavra,importada,
virou sinônimo de imbecil.
Será que está faltando sal
iodado na água do Senado?
RIR NÃO DÓI
DEFINIÇÕES RISÍVEIS
SÍNTESE
Hoje o cara pode fugir da violência do Rio,de manhã,estar á tarde no meio de um choque entre a polícia e manifestantes na Espanha e ainda chegar a tempo de ser assassinado dentro de um cinema nos States á noite.
Isto sim,é civilização.
Millôr,atualizado.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
...e o metrô de Salvador,quando sai,meu rapaz?Aqui já apelidaram de Jacqueline,o buraco mais caro do mundo.
QUER UMA OBRA PERFEITA?
TRAGA SEU LIVRO PRA "PIMENTA MALAGUETA
UMA EDITORA QUE NÃO ARDE NO SEU BOLSO!
www.editorapimentamalagueta.blogspot.com
OBRIGADA PELA VISITA
VOLTE SEMPRE!
domingo, 17 de junho de 2012
SORRIA, MEU LEITOR,SORRIA!
BLOG DE JUNHO/2012
MESTRES DO RISO: CHAPLIN
O inglês Sir Charles Chaplin deu uma importante contribuição á
arte cinematográfica,com seus filmes memoráveis.Como o maior astro do cinema
mudo,grande diretor e criador da United Artists,além de compositor ,foi uma
excelência em quase todas as áreas ligadas á 7ª arte.
"O Grande Ditador".Dizem que,apesar de proibido na Alemanha,Hitler viu esse filme duas vezes
Seus filmes:
Tempos Modernos
Luzes da Cidade,
O Grande Ditador
Luzes da Ribalta
O vagabundo
A Corrida do Ouro
Enfim,são mais de 25 filmes de sucesso.
Com seu palhaço,de roupas esquisitas ,grandes bigodes e chapéu
coco,é um marco na estória do cinema,pois,criou um novo jeito de fazer humor.
“Tudo que eu preciso para criar uma comédia é um parque,um
policial e uma moça bonita.”Chaplin
BABACA
Esta palavra,que condiz muito com o eleitor brasileiro,vem do
latim balbu que significa gago e deu
origem ao verbo balbutiare, gaguejar.
Com uma das formas usadas pelos bobos da corte para arrancar risos era imitar gagos,a palavra
, a palavra ficou associada ,para sempre, aos bobos.
Os bobos de hoje não se vestem a caráter,mas,podem ser
reconhecidos nos dias de eleição,quando ficam na fila para votar nos espertos.
RIR NÃO DÓI
Pinochet morreu e foi pro céu.
Ao vê-lo, São Pedro o tocou de lá, empurrando o cajado no seu traseiro.
-Que festa é essa?Tá
pensando que?! Já pro inferno!
No dia seguinte um milhão de diabinhos diante de um espantado São Pedro pediram asilo
político.
DEFINIÇÕES RISÍVEIS
Covarde é um cara que,quando
em perigo,pensa com as pernas.
PERGUNTAR NÃO OFENDE?
Sumiram de dentro da Embaixada Americana 100 passaportes
de brasileiros e ninguém deu satisfações,nem aos donos do documento,nem ao
Itamarati.
E se sumissem 100 passaportes
de americanos na Embaixada Brasileira em Washington,o FBI seria chamado?
O Senador Demó-stenes disse
não conhecer as atividades ilícitas do padrinho Cacheira;ora,o cara foi
Secretário de Segurança,Procurador e Senador da República,isso quando o
Cachoeira foi indiciado na CPI dos Bingos.
Respondam por favor,o Torres
é :
( )idiota
( ) incompetente
( )descarado
( ) ou os três
E o Cavendish,hein?! Quando irá
á CPI?
Nunca,se depender da Bancada
do Cheque.
NAMORADOS
COTIDIANO
Aqui em Salvador estão
estudando criar o Sindicorno,o Sindicato dos Cornos.
Dizem que um certo prefeito
foi convidado a participar.
Excelente ideia,pois,chifre
não dói,enfeita,dando um ar de macho ao” machucado” e,ás vezes ,como os
dentes,dói ao nascer,mas,depois,ajuda a comer.
Obrigada pela visita !
Gostou?
Então ,até Julho.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
CONVERSA COM O ESCRITOR
PIMENTA MALAGUETA EDITORA
COMUNCADO A SEUS AUTORES
Amigos e parceiros
Essas mal traçadas foram escritas para agradecer a
confiança que tiveram no nosso trabalho e falar da nossa satisfação em publicar
livros de excelente qualidade como os
que recebemos de vocês, para serem editorados e impressos.
Como toda novel empresa
tivemos nossos percalços que foram, aos poucos contemporizados, aprendidos e
consertados.
Por exemplo, a demora na entrega dos nossos primeiros
livros.
No intuito de baixar custos para o autor,aquele cujo bolso
não era tão grande quanto o dos nossos políticos, procuramos encontrar uma
gráfica de qualidade e baixo preço (ou seja,algo parecido como achar o Santo
Graal) na qual pudéssemos confiar nossos trabalhos.
Quebramos a cara algumas vezes, pois, o custo gráfico baixo
gerava uma qualidade baixa ,os
exemplares vinham com erros crassos e eu os devolvia todos para que fossem
consertados.
Depois de uma reunião pessoal com a Diretoria dessas
gráficas, esse problema foi sanado,felizmente.Entregue o arquivo ,a “boneca”
(prova) sai em dois dias úteis e ,após aprovada, o livro ficará pronto em 20dd
úteis.Para a entrega,escolhemos a Braspress,por sua eficiência e conceito no
ramo de transportes que nos prometeu entrega em 5 dd úteis em qualquer parte do
Brasil.
Jamais passaria pela minha cabeça grisalha ocupar o autor com
esses problemas ou pedir a ele mais dinheiro que o combinado; confesso que
tivemos algum prejuízo com a alta dos custos, mas,engolimos caladinhos e não
incomodamos ninguém.
Prestar um serviço de qualidade era nossa meta. E foi
cumprida.
Os autores que receberam seus livros poderão afiançar o que
digo.
Sendo,para o público leitor
a parte mais chamativa do livro,cuidamos das capas com muito carinho.Todas
são personalizadas,algumas coloridas á mão e todas ficaram belíssimas.Farão
sucesso em qualquer boa livraria, para onde levaremos os livros de vocês.
No miolo, o cuidado,além do copydesk ,era tornar a leitura
atrativa,criando vinhetas e divisões de capítulos que chamassem a atenção do
leitor.Alguns livros de crônicas e de poemas contaram com belas ilustrações.
Quanto á divulgação temos uma loja virtual, sites
parceiros, recomendação nos blogs ,as livrarias e, em agosto,a distribuição
para todo o Estado da Bahia,nas bancas de revistas.A minha presença nas mais
importantes festas literárias
brasileiras está assegurada até Dezembro; comigo ,irão os
livros, claro,para serem divulgados e vendidos.
Para a Bienal de São
Paulo, devido aos custos de um stand,não podemos ir este ano,mas,estou
estabelecendo uma parceria com uma editora maior para nos juntarmos a
ela,ocupando um espaço de sua propriedade ,e,assim,poder vender nossos
livros,gastando bem menos do que num stand só nosso.
Tenho feito contato com as principais livrarias do país para a comercialização dos nossos livros,a fim de
nos livrarmos dos altos custos da distribuição;eles exigem 50% do preço de
capa,uma verdadeira escorcha.
Bom, finalizando essa prestação de contas,ficamos abertos
para sugestões e opiniões dos autores
que ajudem a melhorar o nosso trabalho.
Que venha o sucesso, pois,estamos trabalhando para isto.
Abração
Assinar:
Postagens (Atom)































