Seguidores

domingo, 12 de janeiro de 2014

DESILUSÕES E OUTRAS CHATICES




                        O BLOG DE  JANEIRO/2014

                                  ARTIGO DE   FUNDO




DESILUSÕES E OUTRAS CHATICES

Todos já passamos por isso. Poucos conseguem conviver com ela e muitos ficam bastante magoados.Mas,na verdade,nós deveríamos agradecer  a desilusão.Deveríamos entender que ela não é totalmente um mal;faz parte do nosso aprendizado ,aquele que nos torna pessoas melhores.Para isso viemos a esse planeta,acho eu.Vamos tirar proveito dessa breve passagem,melhorando o nosso espírito e convivendo com os maus.
Se não fosse a desilusão como conheceríamos as pessoas?Como enxergaríamos os verdadeiros amigos  e como separaríamos os oportunistas,os invejosos ,os falsos companheiros ;um dia ,os falsos mostram as garras e os inocentes úteis –aqueles que se deixam levar pela maledicência – expõem sua infantilidade.Não me importo de perder nem uns nem outros,mas,gosto de reconhecê-los.E,você? O autoconhecimento vale a dor da decepção. Como nos ver com  clareza ,sem ela?Vamos dar valor á desilusão ,procurá-la,detectá-la,colecioná-la.Naquele momento a alma de alguém,dito confiável se desnudou para você;mostrou ao que veio.Comemore!
Porque devo me aborrecer se a pessoa que admiro  mostrou um lado frágil ou uma ética duvidosa? Ele sempre foi assim ,eu que sou culpada por superestimá-lo.
Muitos precisam de muito tempo para acertar as contas com seus dessemelhantes,um termo que criei para determinados seres humanos que são fisicamente iguais a mim ,mas ,que divergem no caráter e no modo de encarar a vida.
O que nós esperamos dos seres humanos?O que eles esperam do mundo?  Sucesso,felicidade,estabilidade econômica,respeito social,sabedoria,dignidade,saúde?
Os que não têm nada disto se ressentirão porque você tem; e,não lhe perdoam.Porque ela e não eu? E,não se conformam.Os espíritos fracos são muito propensos a enxergar o pior de cada um,pois ,eles projetam nos outros os sentimentos que eles possuem.Daí os inimigos gratuitos que todos os bem sucedidos adquirem.Eu  recebo as críticas e aceito as desilusões,filosoficamente e com um risinho superior.O riso daqueles de bem consigo mesmo e com a vida e que sabem que os cães ladram e a caravana passa.Enquanto os difamadores e maledicentes tocam seus violinos desafinados em surdina,eu me recolho ao silêncio da minha biblioteca e me aprofundo nos estudos; adquirir sabedoria,é o meu objetivo.Ler,escrever,pensar...Aprender mais sobre mim mesmo,eis o que me interessa.
Que venham as desilusões e as críticas, mesmo as sem sentido ou maléficas.Como senhora absoluta do meu destino,leio,dou o meu risinho superior e mergulho ,de novo,na leitura.


                                          SÓ RINDO!

O Riso e a Faca



                                         Tom Zé

Quero ser o riso e o dente
Quero ser o dente e a faca
Quero ser a faca e o corte
Em um só beijo vermelho

Fiz meu berço na viração
Eu só descanso na tempestade
Só adormeço no furacão

Eu sou a raiva e a vacina
Procura de pecado e conselho
Espaço entre a dor e o consolo
A briga entre a luz e o espelho




CANTINHO DO BOM HUMOR




              ÚLTIMAS VONTADES
Dr. Queiroz,já paramentado de avental e com o bisturi na mão,muito delicadamente,como era do seu feitio,chegou-se ao paciente que esperava uma cirurgia e disse:
-Senhor, não consigo enganar ninguém.Por isso é meu dever lhe avisar que sua cirurgia é muito delicada.E,sem querer assustar,lhe digo que,muita gente não tem êxito...
Nestas  condições ,será que o senhor não gostaria que eu o  ajudasse  a  fazer seu testamento?
Ao ouvir palavras tão sinceras ,o paciente,muito emocionado ,juntou todas as suas energias e respondeu:
-Sim , doutor. Ajude-me a vestir as minhas calças e calçar os sapatos...porque já me sinto bem melhor e vou desistir da operação.


'TÉ MAIS!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

TER OU NÃO TER COMPROMISSO

                                       


                      o blog de novembro/dezembro/13


                                  PONTOS   DE







TER OU NÃO TER  COMPROMISSOS ?
Essa sempre foi a minha dúvida desde garota,pois,não gosto de obrigações.Só escrevo quando tenho algo a dizer,quando me dá vontade,sem método,ou compromisso,aliás compromissos não quero nenhum com ninguém ou com nada,o bom de passar dos setenta é que você só faz o que lhe dá na telha. Direitos adquiridos,Darling!
Durante a vida a gente cria tantos laços,inventa tantas desculpas para não fazer o que quer – a casa,o jardim,os filhos,o marido,os gatos ,o trabalho,todas as conspirações contra a liberdade que é o que realmente importa.No fim,a gente vira uma cópia do personagem de Tolstoi,Ivan Ilitch,aquele que perto da morte busca um sentido para a vida e percebe que ,durante  uma longa vida,bem poucos momentos tiveram algum significo para ele .Sua vida foi uma mentira,sempre fazendo o que os outros esperavam dele,um indivíduo politicamente correto,mas,insosso,infeliz e irrealizado.Uma história ,simples,comum,mas,nem por isso menos terrível.
O bom é viver sem lenço nem documento, livre de obrigações e chatices, de desejos que você nem sabe se são seus ou se lhe foram impostos,jogando no meio da estrada pesos inúteis,sem contas a pagar ou receber, sem datas de vencimento, sem a ditadura dos cartões de crédito,sem prestar contas a não ser  á sua consciência,livre de amigos que cobram atenção,que lhe pedem contas da amizade,e,lá vamos nós,empurrando o carro d vida sem saber bem porque ou para que,nem aonde quer chegar,se é que quer chegar a algum lugar.
Bem dizia a lenda que eu ouvia na infância que o homem feliz não podia salvar o rei doente emprestando-lhe a camisa,porque não tinha nenhuma e ,se tivesse,talvez não se contentasse com qualquer uma,talvez tivesse que ser de grife,para mostrar aos vizinhos que  não estavm nem ai pra ele ou pra suas vaidades,gastando o que não tem para agradar pessoas que nem se importam,isso é vida!
Estamos em Dezembro,um mês mágico ,cheio de compromissos sociais,familiares ou profissionais.Natal,aniversários,amigos ocultos,ceia,viagens réveillon.
Janeiro começará com toda gente pendurada no cheque especial,no cartão de crédito,nos empréstimos ,estes,sim,as verdadeiras” saidinhas” bancárias.Pendurado durante o ano para pagar  as “Dezembro Follies”.Pode?!
Trabalhar mais,ganhar menos,um naco do salário comprometido,noites insones,canetas e papeis gastos nas contas,- -difícil,irmão,meter São Paulo dentro de Sergipe –tudo apenas para afagar o ego,ficar bem na foto,satisfazer o sistema.Ser um deles.Os chamados Vitoriosos.Vitória de Pirro,isso,sim.
Não percebem que o “establishment”,criou uma nova forma de escravidão muito pior do que todas que já existiram.
Algemas douradas!






VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM  BANDCO FORTE E E UM BANCO FRACO,QUANDO HÁ UMA “DEBANDADA”?
É QUE O PRIMEIRO QUEBRA CINCO MINUTOS DEPOIS DO SEGUNDO. 
AMADORAGUIAR,BANQUEIRO




                   








OUÇA UM BOM CONSELHO QUE LHE DOU DE GRAÇA

FRASES MINHAS



SÓ EMPRESTE LIVROS QUE VOCÊ NÃO SE IMPORTA DE PERDER.

LEIA MINUNCIOSAMENTE TUDO QUE EXIGIR SUA ASSINATURA;LEMBRE-SE:AS LETRAS GRANDES,DÃO,AS PEQUENAS,TOMAM.

NUNCA EMPRESTE DINHEIRO A AMIGOS;VOCÊ ,CERTAMENTE,PERDERÁ OS DOIS.

EXITEM HOMENS DE BEM,HOMENS QUE SE DÃO BEM E HOMENS QUE SÃO FLAGRADOS COM OS BENS.


INTELIGENCIA É  A CAPACIDADE DE SE ADAPTAR Á REALIDADE.

POR UM BURRO DAR UM COICE NÃO SE LHE CORTA O PÉ.

AMIGO QUE NÃO PRESTA E FACA QUE NÃO CORTA QUE SE PERCA POUCO IMPORTA.

SAPO NÃO PULA POR BONITEZA,MAS,POR PRECISÃO.

FIZ UM TRATO COM O TEMPO;ELE NÃO ME PERSEGUE NM EU FUJO DELE.

PRIMEIRO VOCÊ PENSA;DEPOIS VOCÊ FAZ.ENTÃO,VOCÊ SABE...

O PROBLEMA DE ALGUMAS MULHERES É QUE SE EXCITAM COM QUALQUER BOBAGEM;E,ENTÃO,CASAM COM ELAS...




Até 2014,com muita fé!







                                 

domingo, 13 de outubro de 2013

COM ESTES OLHOS QUE A TERRA NÃO HÁ DE COMER!...

                                       

                                                           
                                                            O BLOG DE OUTUBRO/13





                                                                  


PONTOS   DE

             COM ESTES OLHOS QUE A  TERRA NÃO HÁ DE  COMER...
O OFTALMOLOGISTA  diz que não adianta mudar os meus óculos;depois de uma certa idade,o grau fica estável e me aconselha uma  cirurgia de catarata;nas duas vistas!Desconverso e saio pensando.Se eu estivesse me consultando num hospital público , ele seria chamado de oculista,embora,muitos deles nem saibam direito onde ficam os olhos e deveriam ser chamados de ocultistas.
Desconfiada,chego em casa e pergunto a meu marido:
-Você que fez uma cirurgia de catarata com o Dr .xxxx,gostou do resultado?
-Não, estou enxergando pior do que antes e mal consigo ler.
-Que bom, digo eu,assim não enxerga direito a fatura do cartão de crédito e não toma susto.
Decidi,não farei a tal cirurgia;enquanto esta catarata não se transformar numa Niágara ou Iguaçu,fico como estou.Para escrever essas mal traçadas e ler o Gabo ou o Eça  já enxergo   o suficiente.
Até estou pensando em deixar de lado os óculos já que enxergo melhor sem eles; sei que eles me dão um ar matriarcal  e um jeito inteligente ,de acadêmica ,que não tenho,mas,é uma coisa muito importante,sim,senhor.Não acreditam?É porque vocês não perceberam o tom solene que um certo diretor de uma entidade usou para  se referir a uma certa senhora que presta serviços a essa mesma entidade.Doutora Fulana, - enfatizando bem o título  - quer assim, sem se dar conta que a doutora trabalha numa universidade pouco respeitada e só é conhecida no mundo acadêmico por ele e a mãe dela.
Mas,voltando aos meus olhos, (desconfio que essa facilidade de pular de um assunto para outro,rapidamente, é que está me impedindo de ganhar o Jabuti,já que ele é um prêmio muito lento),confesso que ver a minha cara todo dia de manhã no espelho do banheiro ,me deixa confortável,ainda mais que me impede de enxergar as rugas e é com essa mesma cara que os poucos fiéis amigos que tenho me reconhecem e cumprimentam.
Além disso, prezado doutor,não tenho só vista cansada;estou cansada de tudo e de todos.As pernas cansadas de perambularem por ai,o corpo cansado dos esforços diários,mas,tenho sobretudo ,a alma cansada.Cansada dos meus dessemelhantes,de um mundo hipócrita,de dar murro em faca de ponta e nada mudar,de ver triunfar as nulidades –isto desde os tempos de Ruy – desta literatura midiática ,desta inversão de valores, do errado estar sempre certo,da violência inaudita, de tudo...
Esses olhos que, como disse a terra não há de comer ,pois,preferi a cremação,já viram ricos miseráveis e plebeus felizes,já vi pessoas de bem desmoralizadas e hereges vencedores e tidos como heróis,já vi olhos de gente muito querida ,cerrados pela morte e gente muito viva, vigarista  e oportunista,dar-se muito bem e até ser acolhida pela justiça.E, acima de tudo,servir de agulha para linha ordinária.
Quanto á cirurgia,pensarei;não gosto de ver o mundo enevoado;se ainda enxergando mais ou menos claro,não consigo separar o joio do trigo,imagine entre nuvens...


                                         CANTINHO DAS NOVIDADES

Turma xx

De 14 a 26 de outubro, das 9h às 21h, a imaginação vai correr solta no Shopping Itaigara, que traz uma programação dedicada ao público infantil e infanto-juvenil. Como parte das comemorações do mês das crianças será realizado o Tabuleiro das Letrinhas da Bahia - 1ª Feira de Autores de Literatura Infantil, na Praça de Eventos, que terá como maior atrativo a presença dos próprios autores, interagindo com a garotada. Além de divertir, a feira tem o objetivo de incentivar o interesse pela literatura e divulgar autores baianos e suas obras voltadas para esta faixa etária.
Os autores se revezarão a cada dia e, sempre a partir das 16h haverá um deles no local para participar de atividades como contação de histórias, brincadeiras, bate-papos e músicas dentre outras. A ação é realizada em parceria com a escritora Silvia Popoff, educadora, poetisa e autora de vários títulos para o público infantojuvenil.
Dentre os escritores que estarão participando com obras em exposição e também presencialmente estão nomes como Antonio Cedraz, Cristina D’Ávila, Fabiana Barros, Iray Galrão, Liris Letieres, Lucas Yuri, Nadja Nunes, Odívia Barros e a própria Sandra Popoff. Os livros expostos também estarão à venda com preços promocionais.
Divulguem!




FIQUE LIGADO!
ESTAREI LÁ REALIZANDO OFICINAS,PALESTRAS E APRESENTAÇÕES.

Os preparativos para a 2ª Feira do Livro do Amapá (Flap), que ocorrerá no período de 26 outubro a 1º de novembro, estão a todo vapor. A Flap é uma ação do Governo do Estado e tem como objetivo vivenciar antes, durante e depois a inserção dos escritores amapaenses no mercado do livro e também despertar novos leitores.
Na realização da Flap serão disponibilizados para o público em geral, a preços reduzidos, títulos dos mais diversos gêneros literários, editados no Brasil e no exterior, em formato tradicional ou em suas variações eletrônicas.
Em sua 2ª edição, a Feira terá como tema "Leitura e Sustentabilidade", oferecendo ampla e qualificada programação cultural com entrada gratuita, direcionada para todas as faixas etárias e todos os segmentos da população.
Toda a ação está sendo desenvolvida por integrantes do Governo do Amapá, através do grupo de trabalho instituído por decreto, além do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e escritores amapaenses. Durante os sete dias da Feira, será montado um corredor itinerante que vai circular por 14 pontos de Macapá.
Este ano, a programação da Flap ganhou um novo formato, segmentado com atividades direcionadas a públicos específicos com Flapinha, #Flap, Flap nas Águas, Flaptur, Flap Ciência, Flap Memória e Verdade, Circuito Pré-Flap, Flap Indígena e Rufar Literário.

Flapinha
O Flapinha é um espaço dedicado especialmente à criançada com uma vasta programação infantil, e terá momento para a formação de novos leitores e formação de professores mediadores de leitura. Ocorrerá durante todo o período da Flap, na Maloca Multiuso do Museu Sacaca, na Biblioteca Elcy Lacerda e na Casa do Artesão.
#Flap
A #Flap tem o objetivo de aproximar os jovens dos hábitos de leitura, por meio das novas mídias, com foco na inclusão digital, promover a convergência entre a literatura, o patrimônio cultural local, novas tecnologias e redes sociais, ferramentas contemporâneas que serão adotadas na realização de oficinas de cinema, jornalismo cultural e de fotografia, isso unido a debates com escritores que possuem obras ligadas ao universo jovem, entre outras atividades.
Flap nas Águas
Pensando nas comunidades ribeirinhas, o Governo do Estado realiza, este ano, a Flap nas Águas. Serão oferecidas atividades específicas pensando na valorização desse bem natural, que banha o Estado de Norte a Sul, o Rio Amazonas, e também buscando aproximar as comunidades ribeirinhas e estudantes à leitura, que é de vital importância para o desenvolvimento da pessoa como cidadã e agente difusora de novas ideias.
Na programação, estão inclusas palestras sobre a vida de pescadores, contação de histórias, tudo isso durante um passeio de barco. Terá também, na programação, um espaço dedicado aos pescadores, para que eles possam contar suas histórias e causos, gerando assim uma troca de experiência entre eles e a população.
Flaptur
A iniciativa vai apresentar poesia e contação de história aos diversos pontos turísticos da capital e proximidades, com o intuito de levar para perto da sociedade mais atrativos literários. As ações acontecerão no Monumento Marco Zero, Trapiche Eliezer Levy, Museu do Curiaú e no Centro de Atendimento ao Turista (Cat) de Mazagão Novo.
Flap Ciência
Com a Flap Ciência, acadêmicos, estudantes, crianças e demais segmentos da sociedade terão uma oportunidade de encontro. Assim, serão valorizados os que produzem e publicam esses conhecimentos no Estado do Amapá, a partir da interação com o público leitor.
Flap Memória e Verdade
O objetivo principal desse evento é o resgate da memória de um período da história do Brasil, onde a opressão e o desrespeito à pessoa humana tornaram-se regra. Busca-se, também, relembrar a atuação de resistência de inúmeras pessoas e diversas instituições, que corajosamente ousaram enfrentar a tirania da ditadura militar, com a dignidade de suas vidas. E, finalmente, visa oferecer uma contribuição em favor dos valores da democracia, da liberdade, da justiça e de um imprescindível compromisso com a verdade.

Flap Indígena
Um espaço voltado para contação de histórias sobre mitos e lendas dos povos indígenas e também espaço para pinturas indígenas.
Rufar Literário
Criado na primeira edição da Feira do Livro do Amapá, o Rufar Literário é o momento onde os escritores do Amapá e também os convidados de outros estados vão até as escolas da rede pública estadual para um encontro com os alunos, momento em que será celebrada e compartilhada a arte literária produzida pelos escritores.
Circuito Pré-Flap
O Circuito Pré-Flap nos municípios é uma maneira de o Governo do Amapá levar a todos os municípios do Estado uma prévia do que será a Flap. A programação foi iniciada em março deste ano e já passou pelas cidade de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Pracuúba, Amapá e deve chegar a outras cidades antes da abertura da Feira.



NA MINHA BAGAGEM MUITAS HISTÓRIAS...

QUANDO VOLTAR EU CONTO!


MENSAGEM PARA VOCÊ!





domingo, 22 de setembro de 2013

O RISO E A ALEGRIA

                                                                 O BLOG DE SETEMBRO/13





 O RISO E A ALEGRIA
O nosso amigo leitor vai gostar de saber que o riso resulta da constituição natural do nosso corpo e do nosso cérebro.Percebeu que ,mesmo não estando alegres,rimos quando nos fazem cócegas,não é?Isso porque movemos os músculos da face,uma espécie de proteção do corpo  como acontece quando uma luz muito forte nos fere a retina e fechamos os olhos.
Nada muito romântico ou engraçado,como esperávamos.
Ao respirarmos e ao  produzirmos sons movemos os músculos,e chamamos de riso a “resposta” do nosso organismo a tudo isso.Portanto,se não rirmos de uma piada sem graça não devemos ficar constrangidos ao decepcionar o piadista ,é o nosso corpo,filho,é o nosso corpo...


                                                       CANTINHO DO RISO




                                                                      ZÉ PEROBA
Era um cara danado de retado! Não podia ver rabo de saia,tinha uma lábia! Dizem as más línguas que o seu  apelido,Peroba, tinha muito a ver  com certos predicados viris,que faziam as delicias das mulheres.
Era democrático, traçava todas: casadas,solteiras,viúvas,donzelas,que por ele abandonavam a donzelice e  até freiras,que,cansadas de esperar pelo marido,Jesus Cristo,que nunca as visitava,abria os braços (e as pernas)para esse danado.Tantas aprontou ,que a comunidade masculina o expulsou desta cidade.
Ao chegar em outra cidade,longe daquela para não deixar rastro,comportou-se como um bom cristão,ia á missa aos domingos,disposto a nunca mais mexer com mulher de família.
No terceiro domingo foi se confessar.O padre ficou satisfeito,mais uma alma para o reduto e perguntou:
-Quais são teus pecados,filho?
-Padre confesso que tive uma relação bem chegada com uma senhora desta comunidade.
-Certo, filho,mas,qual?
-Padre,me perdoe,um homem de bem não vai dedurar uma senhora.
-Filho,sinto muito,mas,se não disseres quem é não vou poder te absolver.
-Um homem de bem não tem memória,"sêu" padre.
-Vou te ajudar; foi a professorinha loura da escola pública,meu filho.?
-Não, padre,não foi.
-Foi a D. Teresinha,mulher do delegado?
-Que é isso, padre, eu lá vou me meter com polícia!?Nem sei quem é.
-Então só pode ter sido a filha adotiva do Coronel Sampaio. E,falando prá si mesmo:"aquela nêga parece ter fogo no rabo!"
-Não foi "sêu"padre.
-Filho, se não me falas,não posso te perdoar.
Zé Peroba saiu zangado,levantou-se do confissionário e  picou a mula.Esbarrou num velho colega,que o conhecia de outros carnavais.Contou a estória.
-E,aí,o padreco te perdoou?
-Perdoar,não perdoou,mas,me deu três dicas sensacionais.
                       O RISO


  • No campo psicológico-afetivo, pode ser provocado por um sentimento íntimo de alegria, de felicidade, de satisfação ou prazer. É uma reação involuntária;
  • No campo linguístico, pode ser provocado por uma piada ou outro recurso humorístico. É uma reação involuntária;
  • No campo sócio-cultural, pode ser uma ação voluntária do indivíduo, com o objetivo de expressar algum sentimento ou opinião dentro de um determinado grupo;
  • No campo fisiológico, é uma reação involuntária. Pode ser provocado por uma ação mecânica(cócegas, por exemplo), por processos biológicos (feridas em fase final de cicatrização, por exemplo), ou ainda pelo consumo de alguma droga.
Neste último caso, um método bastante conhecido é a inalação de óxido nitroso, que não exatamente provoca a sensação de riso no indivíduo, mas causa uma contração involuntária dos músculos faciais. Outro método é o consumo da Cannabis, que pode induzir episódios de riso intenso. Esta segunda forma de riso por vezes pode levar às lágrimas ou mesmo a uma dor muscular moderada.

 Neste último caso, um método bastante conhecido é a inalação de óxido nitroso, que não exatamente provoca a sensação de riso no indivíduo, mas causa uma contração involuntária dos músculos faciais. Outro método é o consumo da Cannabis, que pode induzir episódios de riso intenso. Esta segunda forma de riso por vezes pode levar às lágrimas ou mesmo a uma dor muscular moderada.
O riso é uma parte do comportamento humano e é regulado pelo cérebro. Ele ajuda os seres humanos a indicar mais claramente suas intenções, durante interações sociais, e provê um contexto emocional para a comunicação. Pode ser utilizado por um grupo social para sinalizar aceitação e reações positivas com outros indivíduos.
O riso é por vezes "contagioso": a risada de uma pessoa pode provocar riso nos demais. Um exemplo extremo disto é o caso de riso epidêmico ocorrido em Tanganica.
O estudo do humor, do riso e de seus efeitos psicológicos e fisiológicos no corpo humano é denominado gelotologia.
O simples ato de sorrir mobiliza diversos músculos faciais, denominados músculos da mímica facial.


                                                           VAMOS RIR!











INTÉ OUTUBRO,COM MUITOS RISOS...