Seguidores

sábado, 7 de junho de 2014

O TÉCNICO


                                                               O BLOG DE JUNHO/14

                                       EM CLIMA DE COPA E BATENDO UM BOLÃO...


Pois é,estamos em clima de copa e desta vez,no Brasil,aqui,no nosso quintal.Então,não dá pra falar de outra coisa,não é?As seleções estão chegando,todos vibram,todos torcem,mesmo aqueles chatos de nariz torcido que preferem botar areia na ilusão alheia e ficam reclamando,fazendo mais manifestações que espírito em seção ,inventando greves porque querem mais dinheiro,será que estão pensando que são o Neymar   e outros pra querer ganhar milhões?Vamos vestir o verdamarelo,mesmo que estejamos verdes de raiva e amarelos de fome.O que custa entrar no clima?Todos juntos,Brasil e salve a Seleção.





                                                         O TÉCNICO
Não, esse título está errado. Borges não era só o técnico daquele time ,mas,também,seu mais empolgado torcedor.
Comia,dormia,vivia e trabalhava para aquela equipe, que,diante de tanta dedicação,era,sem dúvida a melhor daquele Estado do Nordeste.
Quem não estava muito satisfeita com isso era a Lucinda, mulata bonita, nova,fogosa ,que pouco via o marido e,quando o via era sempre de calções,boné e a camisa do time,geralmente suada e mal cheirosa.
Por causa disso ele  ,em casa,não estava com a bola toda.
A boa mulher, que disputava o marido diariamente com 22 jogadores e centenas de torcedores eufóricos, odiava aquele time mais que tudo na vida.
Há muito que, naquela casa não se praticava os deliciosos esportes de cama e a mulata, no  prejuízo,não sabia mais o que fazer para chamar a atenção do marido.
Um dia, até vestiu o odiado uniforme do time e ,à noite,começou a fazer umas embaixadinhas e uma folha seca,imitando Didi,lendário craque casado com a mulata Guiomar,e,que dizem as boas línguas,tanto era craque no campo como na cama.
Mas, no caso deste casal,o marido mal a olhou e disse que ela seria um péssimo zagueiro;depois,virou-se e ferrou no sono.
Desiludida de conquistar o campeonato, a moça conquistou o goleiro do time,rapazinho calado,tímido,mas,não morto,que cedeu aos seus encantos sem remorsos,nem dor de cabeça;recebeu a bola e pegou todas, que não era homem de frangos.
Jojó era o sustentáculo do time,o craque mais estimado e a esperança dos torcedores para ganhar o campeonato na próxima quarta-feira.
Confiando plenamente nele e,para não cansá-lo,o técnico resolveu lhe dar uma folga e o time treinou com o reserva.
Não deu outra: o  goleiro,aproveitando as horas do treino,foi visitar Lucinda que o esperava de braços – e pernas-abertas –.
Precisando pegar alguma coisa em casa,o técnico,foi até lá,meteu a chave na fechadura e se deparou com a cena em que seu amado goleiro,com sua esposa no colo,lhe cobria de carinhos.
Pálido, com os punhos cerrados,partiu para cima dos trêmulos amantes e rugiu:
– Sim senhora, mulher, nunca pensei que você fosse me desgraçar.Vagabunda! Insensível! Irresponsável!
E,apontando para o Jojó, que esperava petrificado:

-Não vê que esse rapaz vai jogar amanhã!?...


                                       A COPA SEGUNDO MILLÔR                                                 

...e no oitavo dia Deus criou o milagre brasileiro:um país todo de técnicos e jogadores de futebol.




Deixei de me empolgar com a Copa quando comecei a comparar o salário dos jogadores com o dos médicos,professores e pesquisadores.Assistir aqueles esportistas,sarados,bronzeados e bem alimentados,sempre com uma loura a  tiracolo e tratados como sheikes,não conseguirem acertar um passe no meio do  campo,sem qualquer pressão do adversário.Como escritora ,tratada deste jeito eu me sentiria obrigada a ganhar um Nobel por semana. 



                                             FILOSOFIA DE BUTECO                                                

É ,cumpade,pensando bem,o futebol é igualzinho á vida.Mas,o campo não é demarcado,vale impedimento,a canelada marca ponto a favor,a bola é quadrada,o gol não tem rede e o Supremo Juiz é um ladrão que expulsa do jogo  quem bem entende,sem qualquer explicação.Ou,punição.



   
                                                   FOI-SE A COPA?   
                                                                                                            UM POEMA DE DRUMMOND     (24/6/78 )   

 Foi-se a Copa?Não faz mal.
Adeus chutes e sistemas.
A gente pode,afinal,
cuidar dos nossos problemas
.
Faltou a inflação de pontos?
Perdura a inflação de fato.
Deixaremos de ser tontos
se chutarmos no alvo exato.  
                
O povo,noutro torneio,
havendo tenacidade,
ganhará rijo,e de cheio,
a Copa da Liberdade.




                                             BEM,AGORA É TORCER...                                                   


                                                           VOLTE SEMPRE!                                                

sábado, 31 de maio de 2014

quinta-feira, 24 de abril de 2014

O BRASIL DE BOM HUMOR




O BLOG DE ABRIL/2014
VAMO,QUE VAMO...

HUMORISTAS BRASILEIROS
OS MELHORES E MAIORES



BARÃO DE ITARARÉ

Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, também conhecido porApporelly e pelo falso título de



 nobreza de Barão de Itararé (Rio Grande29 de janeiro de 1895 — Rio de Janeiro27 de

 novembro de 1971), foi um jornalista,escritor e pioneiro no humorismo político brasileiro.



VIDA,PAIXÃO E MORTE DO MESSIAS DO HUMOR BRASILEIRO

O nascimento de Apporelly é marcado por mistérios e disputas. Conta-se que teria nascido a bordo de uma diligência, no Uruguai, enquanto seus pais rumavam para uma fazenda da família materna. Admiradores de Rio Grande (RS), onde seus pais moravam, contestam esta versão. Entretanto, na matrícula de ensino escolar, Apporelly foi registrado como nascido no Uruguai, enquanto seu título de eleitor sustentava uma naturalidade gaúcha, mas sem discriminação de cidade.
 Sua mãe, Amélia, teve morte trágica, suicidou-se quando tinha 18 anos e ele 18 meses; seu pai enviou-o a um internato jesuíta em São Leopoldo (RS).
 Apparício Torelly iniciou-se no humorismo em 1908 no jornalzinho "Capim Seco", do colégio onde estudava, satirizando a disciplina dos padres jesuítas de São Leopoldo.
Em 1918, durante suas férias, sofre um AVC quando andava na fazenda de um tio. Abandona o curso de Medicina no quarto ano e começa a escrever. Publica sonetos e artigos em jornais e revistas, como a Revista Kodak, "A Máscara" e "Maneca".
Em 1925 entra para O Globo de Irineu Marinho. Com a morte de Irineu, Apporelly foi convidado por Mário Rodrigues (pai de Nelson Rodrigues) a ser colaborador do jornal "A Manhã".
Ainda em 1925, no mês de dezembro, Apparício Torelly estreava na primeira página com seus sonetos de humor que, geralmente, tinham como tema um político da época. Sua coluna humorística fez sucesso e também na primeira página, em 1926, começou a escrever a coluna "A Manhã tem mais…". Neste mesmo ano criou o semanário que viria a se tornar o maior e mais popular jornal de humor da história do Brasil. Bem ao seu estilo de paródias, o novo jornal da capital federal tinha o nome de "A Manha", e usava a mesma tipologia do jornal em que Apparício trabalhava, sem o til, fazendo toda diferença que era reforçada com a frase ladeando o título: "Quem não chora, não mama". Para estréia tão libertadora, Apporelly não perdeu a data de 13 de maio de 1926. "A Manha" logo virou independente.


 Durante a Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas partiu de trem rumo à capital federal, então o Rio de Janeiro, propagou-se pela imprensa que haveria uma batalha sangrenta em Itararé. Isto, foi vastamente divulgado na imprensa. Apporelly não ficou de fora desta tendência. Esta batalha ocorreria entre as tropas fiéis a Washington Luís e as da Aliança Liberal que, sob o comando de Getúlio Vargas, vinham do Rio Grande do Sul em direção ao Rio de Janeiro para tomar o poder. A cidade de Itararé fica na divisa de São Paulo com o Paraná, mas antes que houvesse a batalha "mais sangrenta da América do Sul", fizeram acordos. Uma junta governativa assumia o poder no Rio de Janeiro e não aconteceu nenhum conflito.
Denominando-se a si mesmo Barão de Itararé,nome de uma batalha que não houve entre Vargas e Wasinghton Luis,Aparício morreu dormindo, em casa,nas Laranjeiras,bairro do Rio de Janeiro,em 1971,aos 76 anos.



                        FRASES IMORTAIS













HUMORISMO NO BRASIL,HOJE

JÁ QUE MORRERAM APARÍCIO,MILLÔR E CHICO ANÍSIO,NOS CONTENTEMOS COM O FACEBOOK.









VOCÊ QUE É UM SUJEITO BEM HUMORADO,NÃO FIQUE TRISTE COM A FALTA DE GRAÇA DESTE PAÍS.
VÁ Á FLIPOÇOS ONDE A ESCRITORA MIRIAM DE SALES FARÁ UMA MESA SOBREO HUMOR NO BRASIL,DESDE ITARARÉ,COM DISTRIBUIÇÃO DE TEXTÍCULOS (ÊPA!) E SORTEIO DE LIVROS.
UMA CONVERSA  (DES)AFIADA COM O PÚBLICO.
VALE A PENA VER,CONFERIR E PERGUNTAR.
















ATÉ MAIO COM BOAS NOVAS!





quinta-feira, 27 de março de 2014

RIR,DE QUÊ!?



O BLOG DE MARÇO/14
DESTA VEZ,EM DIA!







RIR,DE QUÊ !?

Um professor ensinava aos alunos que a hiena é o único animal de quatro patas que ri.
Surpreso, o aluno perguntou:
-Professor,um animal horripilante,fedorento e que vive comendo merda,ri de quê!?
Vocês não acham que essa conversa se encaixa muito bem ,no Brasil?
Afinal,rimos muito,gargalhamos bastante,vivemos felizes como um pinto no lixo,mas,temos, mesmo,  motivo pra tanta felicidade?
Voltamos ás intrigas palacianas e ás guerrinhas paroquiais  ,das quais tanto gostamos,porque é ano eleitoral  e ninguém quer perder o direito de continuar afundando o país.Então,partimos para a fofoca e a intriga,nossa diversão favorita.
Este ano,certamente,não falaremos de aborto,nem de crenças religiosas,porque temos que nos preocupar com a economia,o PIB  mais baixo que a reputação de Asdrúbal,que,afinal não trouxe o trombone,mas,o bisturi,laqueando a mulherada para evitar a superpopulação na terra,como o famoso personagem de “Inferno”,o  Best – seller de Dan Brown.
Nosso maior orgulho,a Petrobrás,que o nacionalista Vargas queria manter fora dos tentáculos imperialistas,está,novamente sob especulação,não se sabe para atender a quais interesses.
O Mensalão do DEM  –ah! – esses estão rindo á toa; a cada dia que passam  ganha uma sobrevida,graças  a manobras muito bem feitas e,talvez,até livrem a cara e se juntem a outras pizzas monumentais que esse país coleciona.
No âmbito da justiça,cada vez mais escondida e envergonhada,as coisas não estão para piadas,nem mesmo as de mau gosto.Um assassino confesso,torturador,cuja frieza revoltou a todos,compareceu á Comissão da Verdade,confirmou seus crimes,justificou-os,disse que faria tudo de novo  e,do alto dos seus 76 anos de pura maldade,insensatez e falta de caráter,saiu do recinto livre como um pássaro,não foi preso nem condenado á morte por crimes de guerra e,nós,ainda lhe pagamos um gordo soldo,saído dos nossos impostos,inclusive dos impostos das famílias das vítimas,já pensaram nisto,meninos?Não,porque estão muito preocupados se o Brasil ganhará ou não a Copa.
Vocês ainda estranham que a polícia continue matando os amarildos e as donas de casa?
É, para rir temos poucos motivos não fosse o palhaço americano tentar peitar a Rússia o que nos dá motivos para boas gargalhadas.
Michael Moore dizia que os States são uma nação de quadrúpedes;eu não ofenderia os quadrúpedes tão importantes na formação das sociedades humanas.
Digo que , nos tempos coloniais,na América,viviam índios e cavalos;mataram os índios,ficaram os cavalos...




                                RISO ALIVIADO
OU,SE PREFERIR: RISO,ALI,VIADO!

                O HUMOR DO ÉRAMOS SEIS




UM BRASILEIRO COMUM



INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS NA ERA MODERNA



BOM CONSELHO!








EXTRA! EXTRA!
UM RECADO DE DEUS PARA  OS CRENTES !
"Eu sou o Senhor teu Deus e ele é o filho de George,não o filho de Deus.Vou fazer com que ele passe a eternidade manobrando carros no estacionamento VIP  do inferno assim que puser as mãos nele."


BRASIL,NA ÓTICA DE GREGÓRIO DE MATOS GUERRA


  Um branco muito encolhido,
um mulato muito ousado,
um branco todo coitado
um canaz todo atrevido:
O saber muito abatido,
a ignorancia,o ignorante
mui ufano e mui arfante
sem pena,ou contradição:
milagres do Brasil são.

que vos direi do mulato,
que vos   não tenha já dito,
se será amanhã delito
falar dele sem recato.
não faltará um mentecapto,
que como vilão de encerro
sinta,que dêem no seu perro,
e se porta como um cão:
milagres do Brasil são.







CONTOS APIMENTADOS
UM DOS MELHORES LIVROS DE HUMOR DO BRASIL
AGORA NO SALÃO INTERNACIONAL DE TURIM
E NA FLIPOÇOS



RESPONDA DEPRESSA





ATÉ ABRIL