terça-feira, 21 de abril de 2015
sexta-feira, 20 de março de 2015
VALORES!? QUAIS VALORES!?
O BLOG DE MARÇO/15
UM BLOG MAL EDUCADO...
VALORES!? QUAIS VALORES?*
“Uma
mentira dá a volta inteira ao mundo antes mesmo que a verdade tenha tempo de se
vestir” (W.Churchill)
Depois de tantos trilhões de anos
da evolução,percebemos com muita
tristeza que o Homo Sapiens não mudou,e,se mudou foi para pior. Nesse período
vários animais e plantas foram extintos ou sofreram mutações ,ficando mais
belos e fortes. Só o rei da criação, involuiu. Claro,fomos à lua,temos avanços
consideráveis nas Ciências,possuímos transportes possantes,criamos bombas
atômicas e armas nucleares para propiciar nossa própria destruição,conhecemos
bem melhor o fundo do mar e o Universo,mas,infelizmente a nossa evolução
espiritual parou no tempo. Ainda cultuamos os heróis que destroem em vez dos
heróis que constroem. Fazemos guerras por religiões,por ideias diferentes das
nossas,pela ganância e pela cupidez,pelo desejo de avançar sobre os bens dos
outros,em lugar de compartilharmos com os nossos. Pessoas como nós morrem de
fome e sede,doenças que já deviam ter sido extintas a séculos,voltam a nos
incomodar. Poucos conseguem conviver com os contrários,ou,ao menos,tentar
compreender seu pensamento.
A Humanidade ainda é muito
infantil e tem comportamentos por demais infantis. Brigam e se explodem (ou
explodem outros) por um deus que ninguém sabe se realmente existe ou que nome
tem:Javé,Alá,Buda,Brahma,Baal,Thor,Adonai, Zeus,pois,”a religião de uma época é
o entretenimento literário da seguinte”,já dizia Ralph Waldo Emerson.
Brigam,principalmente,pelo poder. Esquerda,direita,vermelhos,verdes ou azuis
todos querem impor seus princípios políticos. E,o Poder,refletindo a nossa
sociedade atual,é mentiroso ,enganador e trapaceiro. Tomemos dois casos
recentes :a posição do nosso presidente no caso Sarney em que negociatas pouco
honrosas foram feitas em nome da governabilidade. Mesmo sabendo que causaria um
constrangimento aos seus aliados -e,talvez causando a sua morte política-“nosso
guia” foi em frente para livrar a cabeça do Sarney. Nos admiramos, porque
trocar o Mercadante,amigo de tantos anos,por um defunto podre e difícil de
carregar!? Só que esse defunto é membro do maior partido político,creio eu,do
mundo;seus preciosos trinta minutos na TV fizeram toda a diferença;sempre
trinta,repararam? trinta minutos,trinta dinheiros... Outro caso constrangedor e
ainda mais difícil de explicar, vem da Velha Inglaterra. Parece que os
governantes de lá trocaram um terrorista responsável por inúmeras mortes quando
explodiu um avião , em Lockerbie,na Escócia em 1988com duzentas e cinquenta e
nove pessoas à bordo,inclusive crianças,por uma polpuda conta de petróleo,com a
Líbia. Que é isso? Com o Kadafi? Mas,ele não é o inimigo número dois do
Ocidente,depois de Bin Laden,é claro! É amigos, mas,petróleo gera
dinheiro,dinheiro fala,manda calar a boca e o dólar manda calar a boca em
muitas línguas. Essa inversão dos valores que eu acredito me deixa
desconfortável. Imagine você,eu,vivendo numa sociedade de enganadores,onde
prevaleça a mentira e meia dúzia de nós sermos os únicos verdadeiros;certamente
seremos trucidados. Será difícil mudar nossos conceitos,dizer que o errado está
certo e ir na contramão da sociedade é perigoso e doloroso. Veja o que sucedeu
a cientistas,escritores e pensadores ditos malditos,porque ousaram pensar
diferente. A falta de respeito pelas minorias,o fundamentalismo religioso e os
políticos corruptos e lenientes minam qualquer sociedade.
Texto de Miriam de Sales
Publicado no Artigonal em 2009
Infelizmente ainda muito atual...
8 DE MARÇO,DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O HUMOR DO MILLÔR
O Rei
dos Animais
Millôr Fernandes
Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística, para verificar se ainda era o Rei das Selvas. Os tempos tinham mudado muito, as condições do progresso alterado a psicologia e os métodos de combate das feras, as relações de respeito entre os animais já não eram as mesmas, de modo que seria bom indagar. Não que restasse ao Leão qualquer dúvida quanto à sua realeza. Mas assegurar-se é uma das constantes do espírito humano, e, por extensão, do espírito animal. Ouvir da boca dos outros a consagração do nosso valor, saber o sabido, quando ele nos é favorável, eis um prazer dos deuses. Assim o Leão encontrou o Macaco e perguntou: "Hei, você aí, macaco - quem é o rei dos animais?" O Macaco, surpreendido pelo rugir indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu, já estava no mais alto galho da mais alta árvore da floresta: "Claro que é você, Leão, claro que é você!".
Satisfeito, o Leão continuou pela floresta e perguntou ao papagaio: "Currupaco, papagaio. Quem é, segundo seu conceito, o Senhor da Floresta, não é o Leão?" E como aos papagaios não é dado o dom de improvisar, mas apenas o de repetir, lá repetiu o papagaio: "Currupaco... não é o Leão? Não é o Leão? Currupaco, não é o Leão?".
Cheio de si, prosseguiu o Leão pela floresta em busca de novas afirmações de sua personalidade. Encontrou a coruja e perguntou: "Coruja, não sou eu o maioral da mata?" "Sim, és tu", disse a coruja. Mas disse de sábia, não de crente. E lá se foi o Leão, mais firme no passo, mais alto de cabeça. Encontrou o tigre. "Tigre, - disse em voz de estentor -eu sou o rei da floresta. Certo?" O tigre rugiu, hesitou, tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão fixo em si, e disse, rugindo contrafeito: "Sim". E rugiu ainda mais mal humorado e já arrependido, quando o leão se afastou.
Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o elefante. Perguntou: "Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei, Imperador, Presidente da República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro da mata?" O elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar, atirou-o contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no chão, tonto e ensangüentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou: "Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado".
M O R A L: CADA UM TIRA DOS ACONTECIMENTOS A CONCLUSÃO QUE BEM ENTENDE.
Este texto foi extraído do excelente blog Releituras
ENQUANTO ISSO,NO PLANALTO...
EM VEZ DE OSTRACISMO ,OVAÇÃO
COTAÇÃO DOS OVOS NO MERCADO DAS PASSEATAS
Renan Calheiros
Eduardo Cunha
AÉCIO NEVES
Vamos fazer uma ovação
em lugar de louvação
vai faltar ovos no mercado,
tudo na mão do cidadão.
Omelete de político
deve ser muito indigesto,
mas,é gostoso demais
animar nosso protesto.
SE O BRASIL FOSSE UM PAÍS SÉRIO...
OS SENHORES EDUARDO CUNHA E RENAN CALHEIROS TERIAM SE AFASTADO DOS CARGOS PARA NÃO ATRAPALHAR AS INVESTIGAÇÕES.
CONGRESSO NACIONAL,CASA DE TOLERÂNCIA OU CASA DA MÃE JOANA?
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
SACANAGEM!
AFINAL,É CARNAVAL!...
O BLOG DE FEVEREIRO/2015
...em preto e branco só pra
contrariar!
SACANAGEM
Para ser
honesta confesso que os dicionários e os puristas da língua fazem sacanagem com
a gente;na verdade ,ninguém sabe a origem da palavra sacanagem.
Uns dizem
que vem do iídiche,sakaná,termo
muito usado pelas prostitutas judias ,no Rio de Janeiro,sec.XIX,para se
referirem á polícia.O Houaiss até admite a ideia,mas,Antenor Nascentes,vota
pelo árabe acaccá,,aguadeiro ,embora nem
eu nem você,preclaro leitor consiga ver algum traço entre aguadeiro e sacanagem
,a não ser que o Nascentes tivesse algum conhecimento visionário sobre o atual
governador de São Paulo,o que duvido.
Esqueci-me
de tratar deste assunto com o Bechara,douto professor e escritor respeitado,num
breve espaço de tempo em que estivemos na ABL,talvez,porque,naquele cenário
sacrossanto de acadêmicos eu não estivesse pensando em sacanagem,principalmente
porque o sábio professor não se parece nem um pouco com o Alain Delon.
Então,acho
a proposta do Nei Lopes mais simpática
quando afirma a origem desta palavra
como vindo de sákana ,brincar,compartilhar
brincadeiras,jogos,diversão, tendo a mesma raiz de sakanesa,acariciar
ou disokana,fazer sexo,cópula.
Talvez
venha de sac a nager,bolsas de ar
precursoras das boias em tempos arcaicos ,pois,como os franceses nunca foram
unanimidade mundial em se tratando de simpatia,algum inglês ou espanhol,cansado
daquele ar de dono do mundo que os franceses ostentam,tenha,em algum momento
furado o dito saco,fazendo os galeses descerem rio abaixo;isso ,sim,seria uma
baita sacanagem!
O certo é
que sacanagem todos nós já fizemos,seja na cama ou fora
dela;mas,imbatíveis,mesmo,nesta questão ,são as grandes potencias
internacionais que vivem nos aprontando sacanagens e nas suas reuniões de
cúpula,quando tirariam melhor proveito se copulassem entre si,estão mesmo é
pensando em como vão sacanear os países pobres nos próximos meses,de olho nas
suas riquezas naturais,como a Amazônia e o pré-sal.
Os
grandes também têm problemas uns com os outros ,a Europa com os
americanos,mestres em rapinagens culturais,subsídios que dão ,mas,não querem que ninguém dê e ,nos
tempos de agora,espionagem de outros governos,sem motivo,nem explicação.O que eles querem mesmo
é um modelo neo – liberal para que todos
nós vivamos de acordo ás conveniências americanas e sob o domínio do Mercado ,o novo deus que nos põe de joelhos diante do capital internacional.
A reação
contra esta suruba financeira tem que vir de baixo, de pequenos grupos ou
países dispostos a fazer barulho e jogar areia no sákana deles.Gente como a
ATTAC que propõe uma tributação
transnacional do capital especulativo para ajudar os pobres.Eles oferecem a nós
,os nanicos,uma espécie de sac a nager,afim de que possamos nos manter com a
cabeça fora d’água.
Vamos
gritar,espernear e sacanear até que consigamos algum avanço.
CARNAVAL
TEXTO DE MILLÔR FERNANDES
Os bailes eram os bailes.Bola
Preta,Municipal,Quitandinha e o mirìfico High Life,na Glória,que só abria para
o Carnaval.Onde,uma noite me boquiabri,entrando no salão e vendo a multidão
cantando devotamente:
-“Maior é Deus no céu e nada mais!
A falsidade deste mundo é muito grande
por isso,ele,na terra,não volta mais”.
Já ia saindo,certo de,por equívoco,ter entrado num
templo,quando a bateria estancou e atacou logo num rítmo violento,e centenas de
vozes explodiram o inesperado breque de
Martins & Martins:”Só Deus é maior!”
Era o momento.O Carnaval atingia seu ponto mais alto
com a morte do corso,dos préstitos e dos ranchos,e o crescimento glorioso das
Escolas de Samba.Quem viveu,viu.Quem viver não verá mais.
Pouco a pouco o Carnaval se transfere para
Brasília,que,já tem,pelo menos o maior bloco dos sujos do pais.
VIU? QUEM AGRADA TODO MUNDO É BRIGADEIRO.
AGORA,FALANDO SÉRIO...
PUBLIQUE SEU LIVRO E SAIA SORRINDO POR AI...
O LIVRO DO MÊS
AI,MEU REI,QUE LIVRO MAIS PORRETA!
MAIS DE 200 VERBETES
A GÍRIA BAIANA DESDE O SÉCULO XIX
LIVRO PARA LEITORES E PESQUISADORES.
AUTOR AUTODIDATA,PESQUISADORE DESENHISTA ,HERMES ROSA ABRILHANTA A LITERATURA BAIANA COM SEU LIVRO ORIGINAL.
ILUSTRAÇÕES DO AUTOR
PEÇA JÁ O SEU PELO E-MAIL:miriamdesalesoliveira@gmail.com
LANÇAMENTO EM MARÇO/2015 NA LIVRARIA LDM
LANÇAMENTO EM MARÇO/2015 NA LIVRARIA LDM
OLHA SÓ O QUE RECEBI DA QUERIDA EDNA LOPES
EM MAIO
SALONE INTERNAZIONALE DE LIBROS
TORINO
ITALIA
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
O BLOG DE JANEIRO/2015
HORÓSCOPO
Os nascidos em Janeiro são
aquarianos, portanto ,já vivem a Era de
Aquarius, muito antes do resto do mundo;só querem saber de liberdade,mas,não
dão muita bola para igualdade ou fraternidade,aliás,não costumam dar bola para
nada,pois,vivem (ou parecem viver) eternamente nas nuvens .
O aquariano vive na
dele,não se parece com ninguém e pelo modo de vestir , estilo “pauvre chic” ,e
o ar meio desligado,nota-se que nasceu em Janeiro.
Aquário é o arquiteto da mente,está sempre absorvendo
as notícias e o mundo á sua volta,embora não pareça. Por conta disto o aquariano nunca se ajusta ao mundo ,na verdade ,quer que
o mundo se ajuste a ele.Sua mente trabalha muito,ele se basta a si mesmo ;muito
fiel aos seus princípios e meio
descompromissado com seus dessemelhantes,ou seja,eu e você.
Eles têm um alto senso de
justiça e integridade,por isso,mesmo
sabendo muito bem dos acontecimentos,certamente não seria Charlie;nem Charlie
nem ninguém,pois,só a ele representa.Não repare seu jeito ,ele é assim mesmo
,rebelde e inconformado;como aliás,nos
quer o Papa Francisco.
O HUMOR DE MILLÔR FERNANDES
CIRCO
"Nenhuma hesitação: entre o circo e o Congresso(que se sentiu ofendido ao ser comparado com o primeiro) fico com o circo.Por esses motivos:
*Nunca vi ninguém pedindo para ser domador de feras sem concurso;nem sobrinha de bilheteiro engolindo fogo por pistolão,nem dona boa rebolando pra ser nomeada trapezista.
Também nunca vi palhaço biônico como depois da "Redentora."
O mundo todo está assistindo diariamente e aplaudindo entusiasmado,aos extraordinários espetáculos do Gran Circo de Brasília,único no gênero - meia dúzia de trapezistas e mais de cino bilhões de palhaços.
O HUMOR DE SÉRGIO PORTO
Numa pequena cidade do interior de Minas foi inaugurada com banda de música e tudo uma singela pracinha.Era o xodó dos namorados.
O padre implicou com a praça.Dizia:
-Minhas paroquianas,Santo Antonio é que é santo casamenteiro;não há outro.Evitem a praça ,pois, de lá não sai casamento,nem milagre,as moças acabam nas mãos do médico parteiro.
Não satisfeito e pressionado pelas beatas( as mesmas da marcha com Deus, pela família e propriedade)foi fazer uma visita norturna á praça.
Horrorizado com o que viu e antevendo o que não viu,comentou com o sacristão:
- Se peito de moça fosse buzina ninguém dormiria nesta cidade.
O HUMOR DO BARÃO DE ITARARÉ
NÃO ERA DOIDO
No consultório ,o psiquiatra perguntou ao cliente:
-Como é sua vida social?
- Muito pouca.
-Não costuma convidar garotas para sair,jantar etc?
- Nunca.
-Mas,o senhor nem ao menos deseja passear com essas garotas?- Bem...Na verdade,gostaria muito.
-E,porque não vai?!
- Porque minha mulher não deixa.
Assinar:
Postagens (Atom)
.jpg)



















.jpg)







.jpg)
