Seguidores

sexta-feira, 20 de março de 2015

VALORES!? QUAIS VALORES!?





O BLOG DE MARÇO/15

UM BLOG MAL EDUCADO...


VALORES!?  QUAIS  VALORES?*
 “Uma mentira dá a volta inteira ao mundo antes mesmo que a verdade tenha tempo de se vestir” (W.Churchill)
 Depois de tantos trilhões de anos da  evolução,percebemos com muita tristeza que o Homo Sapiens não mudou,e,se mudou foi para pior. Nesse período vários animais e plantas foram extintos ou sofreram mutações ,ficando mais belos e fortes. Só o rei da criação, involuiu. Claro,fomos à lua,temos avanços consideráveis nas Ciências,possuímos transportes possantes,criamos bombas atômicas e armas nucleares para propiciar nossa própria destruição,conhecemos bem melhor o fundo do mar e o Universo,mas,infelizmente a nossa evolução espiritual parou no tempo. Ainda cultuamos os heróis que destroem em vez dos heróis que constroem. Fazemos guerras por  religiões,por ideias diferentes das nossas,pela ganância e pela cupidez,pelo desejo de avançar sobre os bens dos outros,em lugar de compartilharmos com os nossos. Pessoas como nós morrem de fome e sede,doenças que já deviam ter sido extintas a séculos,voltam a nos incomodar. Poucos conseguem conviver com os contrários,ou,ao menos,tentar compreender seu pensamento.

 A Humanidade ainda é muito infantil e tem comportamentos por demais infantis. Brigam e se explodem (ou explodem outros) por um deus que ninguém sabe se realmente existe ou que nome tem:Javé,Alá,Buda,Brahma,Baal,Thor,Adonai, Zeus,pois,”a religião de uma época é o entretenimento literário da seguinte”,já dizia Ralph Waldo Emerson. Brigam,principalmente,pelo poder. Esquerda,direita,vermelhos,verdes ou azuis todos querem impor seus princípios políticos. E,o Poder,refletindo a nossa sociedade atual,é mentiroso ,enganador e trapaceiro. Tomemos dois casos recentes :a posição do nosso presidente no caso Sarney em que negociatas pouco honrosas foram feitas em nome da governabilidade. Mesmo sabendo que causaria um constrangimento aos seus aliados -e,talvez causando a sua morte política-“nosso guia” foi em frente para livrar a cabeça do Sarney. Nos admiramos, porque trocar o Mercadante,amigo de tantos anos,por um defunto podre e difícil de carregar!? Só que esse defunto é membro do maior partido político,creio eu,do mundo;seus preciosos trinta minutos na TV fizeram toda a diferença;sempre trinta,repararam? trinta minutos,trinta dinheiros... Outro caso constrangedor e ainda mais difícil de explicar, vem da Velha Inglaterra. Parece que os governantes de lá trocaram um terrorista responsável por inúmeras mortes quando explodiu um avião , em Lockerbie,na Escócia em 1988com duzentas e cinquenta e nove pessoas à bordo,inclusive crianças,por uma polpuda conta de petróleo,com a Líbia. Que é isso? Com o Kadafi? Mas,ele não é o inimigo número dois do Ocidente,depois de Bin Laden,é claro! É amigos, mas,petróleo gera dinheiro,dinheiro fala,manda calar a boca e o dólar manda calar a boca em muitas línguas. Essa inversão dos valores que eu acredito me deixa desconfortável. Imagine você,eu,vivendo numa sociedade de enganadores,onde prevaleça a mentira e meia dúzia de nós sermos os únicos verdadeiros;certamente seremos trucidados. Será difícil mudar nossos conceitos,dizer que o errado está certo e ir na contramão da sociedade é perigoso e doloroso. Veja o que sucedeu a cientistas,escritores e pensadores ditos malditos,porque ousaram pensar diferente. A falta de respeito pelas minorias,o fundamentalismo religioso e os políticos corruptos e lenientes minam qualquer sociedade.
Texto de Miriam de Sales
Publicado no Artigonal em 2009
Infelizmente ainda muito atual...

              8 DE MARÇO,DIA INTERNACIONAL DA MULHER




                                      O HUMOR DO MILLÔR

O Rei dos Animais
Millôr Fernandes

Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística, para verificar se ainda era o Rei das Selvas. Os tempos tinham mudado muito, as condições do progresso alterado a psicologia e os métodos de combate das feras, as relações de respeito entre os animais já não eram as mesmas, de modo que seria bom indagar. Não que restasse ao Leão qualquer dúvida quanto à sua realeza. Mas assegurar-se é uma das constantes do espírito humano, e, por extensão, do espírito animal. Ouvir da boca dos outros a consagração do nosso valor, saber o sabido, quando ele nos é favorável, eis um prazer dos deuses. Assim o Leão encontrou o Macaco e perguntou: "Hei, você aí, macaco - quem é o rei dos animais?" O Macaco, surpreendido pelo rugir indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu, já estava no mais alto galho da mais alta árvore da floresta: "Claro que é você, Leão, claro que é você!".

     Satisfeito, o Leão continuou pela floresta e perguntou ao papagaio: "Currupaco, papagaio. Quem é, segundo seu conceito, o Senhor da Floresta, não é o Leão?" E como aos papagaios não é dado o dom de improvisar, mas apenas o de repetir, lá repetiu o papagaio: "Currupaco... não é o Leão? Não é o Leão? Currupaco, não é o Leão?".

     Cheio de si, prosseguiu o Leão pela floresta em busca de novas afirmações de sua personalidade. Encontrou a coruja e perguntou: "Coruja, não sou eu o maioral da mata?" "Sim, és tu", disse a coruja. Mas disse de sábia, não de crente. E lá se foi o Leão, mais firme no passo, mais alto de cabeça. Encontrou o tigre. "Tigre, - disse em voz de estentor -eu sou o rei da floresta. Certo?" O tigre rugiu, hesitou, tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão fixo em si, e disse, rugindo contrafeito: "Sim". E rugiu ainda mais mal humorado e já arrependido, quando o leão se afastou.

     Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o elefante. Perguntou: "Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei, Imperador, Presidente da República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro da mata?" O elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar, atirou-o contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no chão, tonto e ensangüentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou: "Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado".

M O R A L: CADA UM TIRA DOS ACONTECIMENTOS A CONCLUSÃO QUE BEM ENTENDE.

Este texto foi extraído do excelente blog Releituras


                                              ENQUANTO  ISSO,NO                                                 PLANALTO...



                                                EM VEZ DE OSTRACISMO ,OVAÇÃO
COTAÇÃO DOS OVOS NO MERCADO DAS PASSEATAS

                                        Renan Calheiros

Eduardo Cunha


                                                                            AÉCIO NEVES 


Vamos fazer uma ovação
em lugar de louvação
vai faltar ovos no mercado,
tudo na mão do cidadão.
Omelete de político
deve ser muito indigesto,
mas,é gostoso demais
animar nosso protesto.



SE O BRASIL FOSSE UM PAÍS SÉRIO...
OS SENHORES EDUARDO CUNHA E RENAN CALHEIROS TERIAM SE AFASTADO DOS CARGOS PARA NÃO ATRAPALHAR AS INVESTIGAÇÕES.


CONGRESSO NACIONAL,CASA DE TOLERÂNCIA OU CASA DA MÃE JOANA?




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

SACANAGEM!




                                                    AFINAL,É CARNAVAL!...


                         O BLOG DE FEVEREIRO/2015


                                                                    ...em preto e branco só pra 
                                                                contrariar!










 SACANAGEM
Para ser honesta confesso que os dicionários e os puristas da língua fazem sacanagem com a gente;na verdade ,ninguém sabe a origem da palavra sacanagem.
Uns dizem que vem do iídiche,sakaná,termo muito usado pelas prostitutas judias ,no Rio de Janeiro,sec.XIX,para se referirem á polícia.O Houaiss até admite a ideia,mas,Antenor Nascentes,vota pelo árabe acaccá,,aguadeiro ,embora nem eu nem você,preclaro leitor consiga ver algum traço entre aguadeiro e sacanagem ,a não ser que o Nascentes tivesse algum conhecimento visionário sobre o atual governador de São Paulo,o que duvido.
Esqueci-me de tratar deste assunto com o Bechara,douto professor e escritor respeitado,num breve espaço de tempo em que estivemos na ABL,talvez,porque,naquele cenário sacrossanto de acadêmicos eu não estivesse pensando em sacanagem,principalmente porque o sábio professor não se parece nem um pouco com o Alain Delon.
Então,acho a  proposta do Nei Lopes mais simpática quando  afirma a origem desta palavra como vindo de sákana ,brincar,compartilhar brincadeiras,jogos,diversão, tendo a mesma raiz de  sakanesa,acariciar ou disokana,fazer sexo,cópula.
Talvez venha de sac a nager,bolsas de ar precursoras das boias em tempos arcaicos ,pois,como os franceses nunca foram unanimidade mundial em se tratando de simpatia,algum inglês ou espanhol,cansado daquele ar de dono do mundo que os franceses ostentam,tenha,em algum momento furado o dito saco,fazendo os galeses descerem rio abaixo;isso ,sim,seria uma baita sacanagem!
O certo é que sacanagem todos nós já fizemos,seja na cama ou fora dela;mas,imbatíveis,mesmo,nesta questão ,são as grandes potencias internacionais que vivem nos aprontando sacanagens e nas suas reuniões de cúpula,quando tirariam melhor proveito se copulassem entre si,estão mesmo é pensando em como vão sacanear os países pobres nos próximos meses,de olho nas suas riquezas naturais,como a Amazônia e o pré-sal.
Os grandes também têm problemas uns com os outros ,a Europa com os americanos,mestres em rapinagens culturais,subsídios  que dão ,mas,não querem que ninguém dê e ,nos tempos de agora,espionagem de outros governos,sem  motivo,nem explicação.O que eles querem mesmo é um modelo neo – liberal  para que todos nós vivamos de acordo ás conveniências americanas  e sob o domínio do Mercado ,o novo deus   que nos põe de joelhos  diante do capital internacional.
A reação contra esta suruba financeira tem que vir de baixo, de pequenos grupos ou países dispostos a fazer barulho e jogar areia no sákana deles.Gente como a ATTAC que propõe  uma tributação transnacional do capital especulativo para ajudar os pobres.Eles oferecem a nós ,os nanicos,uma espécie de sac a nager,afim de que possamos nos manter com a cabeça fora d’água.
Vamos gritar,espernear e sacanear até que consigamos algum avanço.



 CARNAVAL
TEXTO DE MILLÔR FERNANDES
Os bailes eram os bailes.Bola Preta,Municipal,Quitandinha e o mirìfico High Life,na Glória,que só abria para o Carnaval.Onde,uma noite me boquiabri,entrando no salão e vendo a multidão cantando devotamente:
-“Maior é Deus no céu e nada mais!
A falsidade deste mundo é muito grande
por isso,ele,na terra,não volta mais”.
Já ia saindo,certo de,por equívoco,ter entrado num templo,quando a bateria estancou e atacou logo num rítmo violento,e centenas de vozes  explodiram o inesperado breque de Martins & Martins:”Só Deus é maior!”
Era o momento.O Carnaval atingia seu ponto mais alto com a morte do corso,dos préstitos e dos ranchos,e o crescimento glorioso das Escolas de Samba.Quem viveu,viu.Quem viver não verá mais.
Pouco a pouco o Carnaval se transfere para Brasília,que,já tem,pelo menos o maior bloco dos sujos do pais.


VIU? QUEM AGRADA TODO MUNDO É BRIGADEIRO.





AGORA,FALANDO SÉRIO...

PUBLIQUE SEU LIVRO E SAIA SORRINDO POR AI...




O LIVRO DO MÊS



AI,MEU REI,QUE LIVRO MAIS PORRETA!
MAIS DE 200 VERBETES
A GÍRIA BAIANA DESDE O SÉCULO XIX
LIVRO PARA LEITORES E PESQUISADORES.
AUTOR AUTODIDATA,PESQUISADORE DESENHISTA ,HERMES ROSA ABRILHANTA A LITERATURA BAIANA COM SEU LIVRO ORIGINAL. 
ILUSTRAÇÕES DO AUTOR




PEÇA JÁ O SEU PELO E-MAIL:miriamdesalesoliveira@gmail.com

LANÇAMENTO EM MARÇO/2015 NA LIVRARIA LDM


OLHA SÓ O QUE RECEBI DA QUERIDA EDNA LOPES



EM MAIO
SALONE INTERNAZIONALE DE LIBROS 
TORINO
ITALIA




























sexta-feira, 30 de janeiro de 2015


O BLOG DE  JANEIRO/2015



                      O HUMOR DE MIRIAM SALES


                                HORÓSCOPO
Os nascidos em Janeiro são aquarianos, portanto  ,já vivem a Era de Aquarius, muito antes do resto do mundo;só querem saber de liberdade,mas,não dão muita bola para igualdade ou fraternidade,aliás,não costumam dar bola para nada,pois,vivem (ou parecem viver) eternamente nas nuvens .
O aquariano vive na dele,não se parece com ninguém e pelo modo de vestir , estilo “pauvre chic” ,e o ar meio desligado,nota-se que nasceu em Janeiro.
Aquário  é o arquiteto da mente,está sempre absorvendo as notícias e o mundo á sua volta,embora não pareça. Por conta disto  o aquariano  nunca se ajusta ao mundo ,na verdade ,quer que o mundo se ajuste a ele.Sua mente trabalha muito,ele se basta a si mesmo ;muito fiel aos seus princípios  e meio descompromissado com seus dessemelhantes,ou seja,eu e você.
Eles têm um alto senso de justiça  e integridade,por isso,mesmo sabendo muito bem dos acontecimentos,certamente não seria Charlie;nem Charlie nem ninguém,pois,só a ele representa.Não repare seu jeito ,ele é assim mesmo ,rebelde e  inconformado;como aliás,nos quer o Papa Francisco.



O HUMOR DE MILLÔR FERNANDES


CIRCO

"Nenhuma hesitação: entre o circo e o Congresso(que se sentiu ofendido ao ser comparado com o primeiro) fico com o circo.Por esses motivos:
*Nunca vi ninguém pedindo para ser domador de feras sem concurso;nem sobrinha de bilheteiro engolindo fogo por pistolão,nem dona boa rebolando pra ser nomeada  trapezista.
Também nunca vi palhaço biônico como depois da "Redentora."



O mundo todo está assistindo diariamente e aplaudindo entusiasmado,aos extraordinários espetáculos do Gran Circo de Brasília,único no gênero - meia dúzia de trapezistas  e mais de cino bilhões de palhaços.


O HUMOR DE SÉRGIO PORTO

Numa pequena cidade do interior de Minas foi inaugurada com banda de música e tudo uma singela pracinha.Era o xodó dos namorados.
O padre implicou com a praça.Dizia:
-Minhas paroquianas,Santo Antonio é que é santo casamenteiro;não há outro.Evitem a praça ,pois, de lá não sai casamento,nem milagre,as moças acabam nas mãos do médico parteiro.
Não satisfeito e pressionado pelas beatas( as mesmas da marcha com Deus, pela família e propriedade)foi fazer uma visita norturna á praça.
Horrorizado com o que viu e antevendo o que não viu,comentou com o sacristão:
- Se peito de moça fosse buzina ninguém dormiria nesta cidade.




O HUMOR DO BARÃO DE ITARARÉ

NÃO ERA DOIDO
No consultório ,o psiquiatra perguntou ao cliente:
-Como é sua vida social?
- Muito  pouca.
-Não costuma convidar garotas para sair,jantar etc?
- Nunca.
-Mas,o senhor nem ao menos deseja passear com essas garotas?- Bem...Na verdade,gostaria muito.
-E,porque não vai?!

                              - Porque minha mulher não deixa.

O HUMOR NO FACEBOOK

NESTA PEQUENA CIDADE  NASCERAM QUASE TODOS OS POLÍTICOS DO PAÍS.MAS,O NOME ASSENTAVA MELHOR EM BRASÍLIA.

OBRIGADA PELA VISITA.VOLTE SEMPRE!








domingo, 28 de dezembro de 2014

HISTÓRIAS CURTAS E GROSSAS

        

"QUEM RI POR ÚLTIMO,RI ATRASADO"
POR ISSO ESTAMOS AQUI,HOJE!
O BLOG DE DEZEMBRO/2014

  HISTÓRIAS CURTAS ,GROSSAS E REAIS...                     

Num Jantar
- Como vai sua esposa?
- Da cintura pra cima está ótima.



No  cabeleleiro
- Minha esposa espera um bebê,madame.
- E você desconfia de quem?




Na saída  da escola
- Deu pra passar?
 -Dei.




Na saída do fórum
- Colega,vamos tomar alguma coisa?
- De quem?


Na praça
- Moça, dá um trocado pra eu comprar um pão.
- Não.Espere pelo jantar.



Durante a ditadura militar
-Que é isso!Aqui você pode dizer o que pensa.
-Sério?!
-Mas,só uma vez...




Escritor
-Senhor,comprei o seu livro.
-Ah,foste tu?!




No velório
- Coitado,morreu á vista.Se matou.
-Pois é,Deus é que mata em suaves prestações anuais.





Amigos
-Viu a notícia na TV. Crise na Rússia.Está preocupado com o fim do mundo?
-Eu,não.’Tou preocupado com o fim do mês.




O gringo
-Em seu país existir pena de morte
-Sim,mas,só pra  a vítima.*



Na concessionária
O Cliente:-Quero um carro usado mas,em muito bom estado.
O vendedor: -Eu,também.




No Congresso
-Peço a palavra.
-Mas,por favor,vê se a devolve em condições.




Eu,no trânsito
 -O senhor me deu uma fechada,moço.
-Ora,vá tomar no c.
-Eu ,não;o senhor disse pra todo mundo que dói.





Numa festa
-Quantos anos você tem?
-Um só,como todo mundo.









 OBRIGADA POR ME ACOMPANHAR TODOS ESSES ANOS!

domingo, 30 de novembro de 2014

FOFOCAR É MESMO UMA GRANDE ARTE!


                                                     O BLOBLOG DE NOVEMBRO/2014

                                                                                 ATRASADO,MAS,FELIZ!

EDITORIAL



FOFOCAR É MESMO UMA GRANDE ARTE

“Eu tenho uma grande arte: eu firo, duramente, aqueles que me ferem...”
Rubem Fonseca

Será que todos fazem, todos gostam, todos praticam? Será que tem coisa melhor que a vida dos outros? Meu pai dizia que é pecado fofocar, mas, é divertido. Uma fofocazinha de vez em quando apimenta aqueles tediosos jantares em família, é muito salutar numa igreja – entre um padre -nosso e outro – e, na política então, nem se fala, ou melhor, fala-se a todo momento.
Por que faz sucesso? Porque assim você tem a ilusão de estar vivendo a vida do outro, principalmente se o outro é uma celebridade e você, o piolho no rabo do cachorro vira - lata. Então, vamos fofocar? É uma sensação tão agradável, parece que a gente se apodera da vítima, ao mesmo tempo em que se vinga da sociedade madrasta que a transformou numa “personagem” enquanto lhe deu, no palco da vida, o papel de zé-ninguém.
_ Vamos espalhar, logo, essa fofoca, pois amanhã pode ser mentira e não ter mais graça.
Fofoca é o nome engraçado de mexerico, maledicência, fuxico, bisbilhotice, mau – caratismo, más línguas e, muitas vezes, um sinônimo de inveja.
_ Se não posso ser como ele, vou desmoralizá-lo!
Mas, esse comportamento de lavadeira, chamado fofoca, só vai adiante porque, ouvidos semelhantes ao do fofoqueiro se comprazem em ouvir e espalhar. Asa pessoas ouvem e espalham sem se preocupar em conferir a fonte como fazem os bons jornalistas.
A indústria da fofoca acabaria num piscar d’olhos se o ouvinte chegasse até a vítima e dissesse:
_ Olha, estão espalhando esse mexerico sobre você, quero ouvir a sua versão.
Pronto, acabava ai. Ou não?
Fofocas, notícias e informações diferem em suas conotações.
Mas, no meu caso comum, de mortal que frequenta um mundo de Imortais, mesmo que nem por isso deixem de serem vítimas de fofoca, quando demora algum tempo sem que eu seja atacada, virtualmente (porque cara a cara ninguém é besta), ou ouça alguma fofoca a meu respeito, belisco-me porque eu posso ter morrido e não me comunicaram; e, como vocês sabem, os mortos são sempre boas pessoas.
Aparentemente a fofoca sempre foi um comportamento da "baixa cultura" já que a semimorta "alta cultura", quase sempre, tem coisas muito mais interessantes a fazer.
O Millôr dizia:
- Olha ali uma fofoca imbecil querendo virar escândalo!
Pois é o que está acontecendo com o Hollande, presidente da França e os mexericos sobre uma suposta amante, com a Dilma, nossa presidente, no caso recente em Portugal envolvendo gastos em jantares e com a Princesa Diana, fato muito triste e conhecido por todos. Estas fofocas com consequências graves, ocasionando indiretamente, a morte de inocentes, tornam-se intoleráveis.
Em seus primórdios, a fofoca não tem origem nobre, nada de interessante ou divertido; é um comportamento, atribuído aos criados que se reuniam para falar mal dos patrões, enquanto estes dormiam nos seus fofos colchões de penas.
É duro de ouvir, é?
É duro de ouvir? É. Mas, é muito verdadeiro! Ouvimos dizer, ainda que os seres humanos sejam todos iguais, e que apenas, a educação e o berço os distinguem; todos os bebês são feitos da mesma maneira, diz o Millôr, mas, os “filhos de alguém” são feitos em lençóis de cetim.
E quem nasceu pra Hola nunca chega a Vogue!

*MIRIAM DE SALES É ESCRITORA,PALESTRANTE E EDITORA

                             ENQUANTO ISSO,NO JUDICIÁRIO




Me responda,cidadão
juiz é deus ou é ladrão?
juiz de futebol,rouba
juiz federal,rouba
juiz eleitoral,rouba.
Responda,francamente
e,não mente!
Você procuraria no judiciário
seu agente fiduciário?

BEM LEMBRADO



NA POLÍTICA ONDE DEITAM E ROLAM OS DONOS DO LAVAJATO


LAVA JATO ,QUE VERGONHA
VAI EMBORA A COMIDA
 E TAMBÉM A EDUCAÇÃO
VAI EMBORA A PACIÊNCIA
DE TODA A POPULAÇÃO.
MAS ,FICAM BEM SERELEPES 
OS DONOS DA CORRUPÇÃO.


BEM,AGORA VAMOS TRATAR DE COISAS SÉRIAS






SEU LIVRO,BEM TEMPERADO!



FAÇA SEU LIVRO COM A GENTE!